Brasil: Segundo maior exportador e terceiro maior consumidor de carne bovina do mundo

No Brasil, o aumento no volume de exportações e o ascendente consumo interno de carne bovina, devido ao crescimento econômico e assim maior poder aquisitivo da população, levou o país a possuir o maior rebanho para fins comerciais do mundo, ocupando, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o segundo lugar no ranking mundial em exportação de carne bovina.

Os Estados Unidos ocupam a primeira posição em exportação, produziram 12,05 milhões de toneladas equivalentes carcaça (TEC) de carne bovina no ano passado, elevando 14,4% sobre o total produzido em 1991, o equivalente a 21,2% da produção mundial.

Segundo o USDA, a produção nacional do Brasil de carne bovina cresceu aproximadamente 65% nos últimos 20 anos, saltando de 5,48 milhões de toneladas em 1991 para 9,03 milhões de toneladas em 2011. Analisando o consumo de proteína animal bovina dos brasileiros, a classificação do país é o terceiro lugar per capita mundial, com cerca de 38 quilos de consumo ano. Em primeiro lugar destaca-se o Uruguai, com 60 quilos/ano consumidos por pessoa e a Argentina em segundo, com um consumo per capita de 54 quilos/ano.

O estado de São Paulo lidera a exportação brasileira de carne bovina entre as unidades federativas, índice devido a sua produção e por exportar a carne produzida em outros estados, como Mato Grosso do Sul. Destaque também para Goiás que em segundo lugar exportou 10,5 mil toneladas em Janeiro de 2012 e terceiro o Mato Grosso, com total de 9,5 mil toneladas (Jan/12).

O país de maior importação de carne bovina é a Rússia, com 1,05 milhão de toneladas importadas em 2011, representando 15,3% do total mundial. Os registros de janeiro de 2012 já apontam para 16,2 mil toneladas líquidas no mês, 20,2% acima das vendas registradas em Jan/11, 13,5 mil toneladas compradas pela Rússia.

 

 

Fonte: CIGB

Adaptação: Revista Agropecuária

   

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Bovinocultura de Corte

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Nova variedade de azevém garante maior tempo de pastejo Tendência do mercado do boi gordo é continuar caindo Porque fazer o exame andrológico em bovinos?      

Quer ficar informado: Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

 

Digite seu e-mail: 

Bovinos de Corte

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.