Sistema

A incerteza no mercado tem feito o produtor "variar" as atividades da propriedade. Uma opção para os produtores de leite é o sistema denominado "vaca de leite e bezerro de corte".

Esse sistema consiste em acasalar vacas com aptidão leiteira e touros com aptidão de corte. A cria desse acasalamento seria levada a recria e terminação, tendo o produtor animais prontos para abate.

Como dito, os animais utilizados geralmente são mestiços, realidades na maioria das propriedades brasileiras, ganhando o produtor dos dois lados, a produção de leite e produção de carne, optando por dar mais importância ao que melhor renda poderá lhe fornecer no momento.

Um ponto a se considerar é a estrutura e funcionalidade da propriedade. A propriedade tem que se adaptar por um todo ao sistema, pois este pode causar grandes prejuízos se mal manejado.

Quando a propriedade não esta apta a fazer a recria e terminação dos animais, é aconselhável que seja feita somente a cria dos animais, sendo estes vendidos à outros produtores.

Vários cuidados tem que ser tomados quando se deseja implantar este sistema na propriedade. É preciso ter controle dos cruzamentos, para que estes não afetem de forma atenue a genética dos animais leiteiros. Pois com a entrada de animais que não possuem aptidão leiteira no rebanho, a produção das filhas que serão de reposição será menor, ficando mais difícil ao produtor voltar à somente produzir leite. Assim, a reposição deve ser  feita com aquisição no mercado, nos rebanho multiplicadores.

 

 

Por: Felipe Rodrigues - Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Atividade Leiteira

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Conheça o Código comercial e sua influencia no agronegócio Luta contra aftosa continua Crédito do programa agricultura de baixa emissão de carbono (ABC) pode ser contratado nos bancos    

Quer ficar informado: Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu endereço de e-mail: 

Bovinos

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.