Por que confinar?

Confinamento consiste num sistema de produção de criação de bovinos separados em lotes e criados em piquetes ou currais com área restrita variando de acordo com o tamanho do lote e tipo de piso, revestido ou não. O alimento é fornecido diariamente em cochos e a água à vontade.

O confinamento pode ser utilizado por todas as categorias animais, mas é mais comumente utilizado para animais em terminação, de onde sairão direto para o abate.

Na fase de terminação o objetivo com o confinamento dos animais é conseguir imprimir peso e melhorar as características da carcaça tais como acabamento e gordura de marmoreio (gordura intramuscular) melhorando a maciez da carne em um menor tempo.

O Brasil possui sua maior área de criação de bovinos em terminação à pasto, ficando o confinamento restrito à algumas áreas do país.

Hoje, um dos pontos principais quando falamos de confinamento, é conseguir animais mais jovens para o abate, diminuindo o ciclo de produção e aumentar o lucro do produtor; uso do gado como mercado para alimentos e subprodutos da propriedade; melhor aproveitamento do animal produzido; uso da forragem excedente de verão e liberação de áreas de pastagens para outras categorias durante o período de confinamento; uso mais eficiente de mão-de-obra, maquinários e insumos; e flexibilidade de produção.

No Brasil, o confinamento é, como regra, conduzido durante a época seca do ano, ou seja, durante o período de entressafra da produção  de carne. Os animais são comercializados no pico da entressafra quando tendem a alcançar melhores preços.

Fonte : Embrapa

Adaptação: revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação)

    Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Controle Biológico e prático de insetos do maracujazeiro Conheça os diferentes tipos de desmamas de bezerros CPT Cursos Presenciais agenda cursos de Avicultura  

Artigos

Bovinos

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.