Fique sabendo mais sobre a nova anomalia na produção de soja no cerrado

Uma doença nova assusta os produtores do serrado. Similares com a mancha alvo, as manchas aureoladas não causam prejuízos diretos na plantação de soja. Por outro lado, mesmo que indiretamente, elas podem causar danos ao bolso do produtor pelo simples fato do uso desnecessário de fungicidas. Uma das formas de identificar o que é mancha alvo e o que é mancha aureolada é acompanhar a evolução das manchas nos diferentes estágios das plantas ou em folhas da mesma idade.

Esse tipo de mancha aureolada possui uma parte escura no centro, mas difere da mancha alvo por se desenvolver até certo tamanho, entre 3mm e 4mm. Ao redor desse ponto, há uma mancha ou auréola de cor castanha avermelhada. Já ao redor dessa mancha, surge outra de cor castanho claro para escuro, segundo José Tadashi Yorinori, um dos mais experientes especialistas em doenças e anormalidades da soja.

Esta nova doença começou a ser detectada na safra 2011/2012 na região do Cerrado. Para ajudar os produtores e técnicos a distinguir a mancha alvo, causada pelo fungo Corynespora cassicola, dos sintomas de manchas aureoladas, a Tropical Melhoramento & Genética (TMG) contatou Tadashi.

Ainda não se pode afirmar o que causa essa mancha. No entanto, ele acredita que a mancha aureolada pode ser uma evolução da mancha amarela, causada por algum tipo de deficiência nutricional. O que está trazendo confusão ao agricultor é identificar qual das duas manchas está atacando suas plantações, o que faz com que usem desnecessariamente fungicidas. O produtor pensa que as manchas amarelas podem evoluir para a mancha alvo, quando elas apenas caracterizam a mancha.

O recomendável, segundo Tadashi, é que seja feito um estudo do solo através de análises para constatar se não há algum tipo de deficiência de nutrientes exauridos de solos originalmente pobres, como os do Cerrado.

Fonte: Portal dia de campo

Adaptação: Revista Agropecuária      

Conheça o Curso de Irrigação e Manejo de Pastagens

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Vídeo animado sobre a reforma do Código Florestal Professor fala sobre benefícios da integração Lavoura-pecuária e do plantio direto Causa e tratamento da figueira ou verruga bovina  

Agricultura

Artigos

Soja

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.