A importância de saber formular rações para gado

A maioria dos países desenvolvidos criaram seus próprios modelos de exigência nutricional para bovinos e tabelas com a composição nutricional dos principais alimentos utilizados nas formulações de rações. No Brasil, o modelo mais utilizado para cálculo de exigências e formulação de rações de gado de leite é o modelo americano do NRC (2001) para gado de leite.

Nos últimos 30 anos, houve evolução considerável no campo do conhecimento da nutrição de ruminantes. O número crescente de estudos na área e a informatização têm permitido o desenvolvimento de programas de formulação cada vez mais precisos.

Alguns modelos iniciais eram simples e apresentavam as exigências das vacas leiteiras em NDT, PB, e minerais e vitaminas. As formulações podiam ser feitas manualmente, com número não muito grande de cálculos a serem efetuados.

Nos modelos atuais, as exigências energéticas são apresentadas em termos de energia líquida de mantença, produção, ganho e gestação. As exigências proteicas são determinadas para a população microbiana ruminal (proteína degradável no rúmen) e para o bovino (proteína metabolizável). Atualmente, tem havido avanço considerável do conhecimento das exigências em aminoácidos essenciais para vacas leiteiras de alta produção. Os programas atuais também têm evoluído quanto à adequação dos teores de fibra nas rações, com vistas à manutenção de pH ruminal adequado. Do conceito de fibra bruta houve evolução para a adequação das exigências em FDN (Fibra em Detergente Neutro), que é a fibra que é degradável no rumem (celulose e parte da hemicelulose). Mais importante que o teor total de FDN é a porcentagem de FDN proveniente de forragem na ração, pois esta é fração mais efetiva em estimular a ruminação. Finalmente, estudos têm sido conduzidos com o objetivo de determinar a efetividade da FDN de cada alimento. Diversos modelos já adotam valores de FDN efetiva nas tabelas de composição dos alimentos e trazem exigências dos animais neste quesito.

 

 

 

Por: Felipe Chaves - Revista Agropecuária

     

Conheça o Curso de Formulação de Dietas e Rações para Bovinos

 

 

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

AFIP afirma que a Justiça embargou os bens da empresa Bunge na Argentina Como selecionar ingredientes para formulação de rações para bovinos SIMCORTE - 07 a 09 de junho de 2012      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.