O panorama da produção de cacau brasileira

No último mês de março comemorou-se o "Dia do Cacau", um importante produto da safra brasileira, que nos classifica como sexto maior produtor mundial do fruto.

A produção em 2011 superou 200 mil toneladas, mas ainda não é suficiente para abastecer todo mercado interno, visto a não autossuficiência nacional, necessitando de importações de países Africanos e da Indonésia, que no ano passado foi de aproximadamente 30 mil toneladas compradas.

Segundo dirigentes da Associação das Indústrias Processadoras de Cacau (Aipc), as indústrias ficam limitadas pela insuficiência do produto no mercado nacional e a fim de reverter esta situação, o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Cacaueira, está sendo construído pela Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), com a meta principal em curto prazo de aumentar a produção em 30 mil toneladas, cessando as importações.

Mesmo com o acréscimo produtivo de 11% em relação a 2010, no ano passado observou-se também o aumento no consumo, fato que está atraindo os olhares externos de grandes produtores de chocolate para o Brasil.

No meio deste ano, entre junho e julho, acontecerá no estado brasileiro que concentra mais de 70% da produção cacaueira do país, a Bahia, o "Salon Du Chocolat". Além da produção, nosso mercado consumidor de produtos derivados do fruto está em ascensão, fato responsável pela escolha da sede do encontro.

Além da Bahia, temos como destaque os estados do Pará, Rondônia, Amazonas, Espirito Santo e Mato Grosso, respectivamente em ordem de maior produção.

A grande esperança é o estado do Pará, que por apresentar um clima propício à cultura, deverá receber grandes investimentos na busca da autossuficiência produtiva de Cacau.

 

Fonte: Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Irrigação: sistemas, manejo e gestão em condições de campo

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

AFIP afirma que a Justiça embargou os bens da empresa Bunge na Argentina

Como selecionar ingredientes para formulação de rações para bovinos 

SIMCORTE - 07 a 09 de junho de 2012

 

 

 

 

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

 

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Agroindústria

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.