Embrapa publica artigo sobre pesquisa inovadora em reprodução animal

Uma pesquisa com bovinos possibilitou a visualização inédita de óvulos no interior de folículos ovarianos em vacas vivas (exame in vivo). A técnica utilizada foi a Ultrassonografia Biomicroscópica (UBM) e abriu a possibilidade de avaliação dessas estruturas antes mesmo da ovulação. O resultado da pesquisa foi publicado em artigo, na edição de março, do periódico internacional Animal Reproduction Science, da Editora Elsevier. O estudo foi realizado na Universidade de Saskatchewan, no Canadá, pelos pesquisadores da Embrapa Luiz Pfeifer (Embrapa Rondônia) e Luiz Siqueira (Embrapa Gado de Leite).

Pfeifer explica que os resultados obtidos são importantes, pois a visualização de componentes do ovário, com definição próxima da microscópica, em tempo real e no animal vivo, pode permitir o estudo da dinâmica de crescimento dos folículos.

- Com a obtenção da imagem dos óvulos abre-se a possibilidade de começar avaliar a qualidade, o desenvolvimento e as características do óvulo no decorrer do período folicular - destaca o pesquisador.

O trabalho traz novas perspectivas para avanços no estudo da fisiologia ovariana em bovinos porque, através da UBM, é possível identificar e acompanhar, passo a passo, o início do desenvolvimento de folículos muito pequenos, em tamanho inferior a um milímetro, o que não era possível com a ultrassonografia convencional.

- Atualmente, quando temos o resultado negativo para prenhez, não há como apontar onde exatamente foi o problema, se no sêmen ou na qualidade do óvulo. O resultado desse estudo possibilita a prospecção de novas técnicas, lembrando que o que conseguimos até agora foi apenas ter acesso a essa estrutura - diz Pfiefer.

Outra possibilidade futura, de acordo com o pesquisador, é que os tratamentos hormonais utilizados para inseminar vacas em tempo-fixo (IATF) podem ser melhor estudados com a possibilidade de acessar as imagens e a qualidade dos óvulos antes da ovulação.

 

 

 

Fonte: EMBRAPA

 

   

Conheça o Curso de Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Bovinos (IATF Avançado)

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Veterinária:

Preparo de rufiões Conheça os efeitos positivos da terapia a frio em animais TUBERCULOSE BOVINA: entenda e combata      

Aplicador Universal

Por: R$ 69,00

         

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente

Digite seu endereço de e-mail:

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.