Sandálias para vacas podem ajudar no tratamento de doenças nos cascos

Criado para ajudar no tratamento de problemas higiênicos de cascos de vacas, o acessório, disponível em várias cores, para ser usado deve ser colado nas patas do animal. O acessório é de criação de uma empresa neozelandesa e foi apresentado nesta semana, durante a 44ª Fieldays, feira de agrotecnologia que acontece em Hamilton, na Nova Zelândia.

Juntamente com a sandália, foram também apresentados aparadores de pêlos de rabo. Os dois lançamentos são, na verdade, produtos criados para a saúde das vacas leiteiras do país, mas podem ser utilizados também por touros, cavalos e búfalos de todos os países que investem em pecuária. Segundo Ron Woolerton, diretor de negócios internacionais da Shoof, a empresa inventora dos produtos, os objetos, apesar de simples, demandaram muito tempo de pesquisa para sua criação, porque a empresa pesquisou vários materiais, a fim de atender as reclamações de produtores rurais, com, por exemplo, uma sandália para os animais que ao mesmo tempo fosse eficiente, fácil e de baixo custo.

A pesquisa, segundo ele, chegou a um produto feito com E.V.A, que é leve, resistente a água e pode ser feito em várias cores, para facilitar ao produtor rural a identificação do problema ou do animal que está usando o acessório. Para ser fixada na pata, a sandália é colada na sola do casco, mas a cola não afeta a saúde das vacas.

De acordo com o diretor da Shoof, Ron Woolerton, com a sandália é possível tratar várias doenças dos animais. Para usar o acessório, o produtor deve limpar o casco e raspá-lo. Depois é só passar a cola no acessório, fixá-la na sola do casco do animal e esperar cinco segundos.  Então, após a vaca pisar no chão, o produto será moldado ao formato exato do seu casco e a pata não ficará em contato com o solo.

Além da sandália, os engenheiros da Shoof também inventaram um aparador de pelos de rabo. A engenhoca é colocada na ponta do rabo e, em segundos, elimina os pelos que atraem moscas e estressam o bicho. Segundo Woolerton, a invenção ajuda a aumentar a produção de leite porque as vacas se estressam quando moscas pousam no rabo, o que o aparador pode ajudar a evitar.

Esses produtos ainda não estão à venda no Brasil, mas o diretor da empresa inventora espera que o mercado possa se abrir o mais breve possível, pois, segundo ele, os impostos para exportar ao Brasil ainda são altos. Ele ainda acrescenta que espera que a exportação ao Brasil aconteça com brevidade, porque a empresa dispõe de alguns produtos específicos para o rebanho do país.

Na lista desses itens específicos para o rebanho brasileiro estão uma engenhoca que facilita testes para mastite, moldes numéricos para marcação de animais com tinta específica para este fim e adesivos-anotações que grudam nos pelos e não caem. De acordo com Woolerton, com o adesivo-anotação grudado no traseiro da vaca, ela pode andar com todas as informações, como se fosse um prontuário médico, o que permite que todos os peões da fazenda possam ler e ter informações sobre o animal.

 

 

 

Fonte: Revista Globo Rural

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Tratamento de Lesões e Cirurgias do Sistema Locomotor de Bovinos

      Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Preço da saca de milho despenca por causa da supersafra mato-grossense Mini cabras, um négocio lucrativo Baixo PIB pode reduzir a taxa de juro de longo prazo, para agricultor      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

 

Áreas

Bovinos

Bovinos de Leite

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.