Falta de conforto e de bem-estar prejudica a produtividade do rebanho

O conforto e o bem-estar animal influenciam a produtividade do rebanho. Os animais se estressam, tanto quanto o ser humano. Uma vaca estressada pode ter a produção leiteira diminuída em até 30% ou até mais dependendo da situação que gera o estresse. E isso no rebanho é catastrófico para uma propriedade em termos econômicos.

O estresse traz consequências diretas para a saúde do animal, porque faz com que ele perca o apetite e assim sua imunidade fica baixa, tornando-o mais vulnerável às doenças. Além disso, o estresse, em se tratando de animais de produção, faz com eles produzam menos.

Os pesquisadores que estudam condições de ambiente têm chegado à conclusão de que fazendas próximas a locais onde há muito barulho (aeroportos ou estradas muito movimentadas) têm rebanhos mais estressados e menos produtivos.

Além do barulho, outros aspectos como instalações inadequadas ou sujas e mal ventiladas, o excesso de irregularidades no piso, que dificultam a locomoção dos animais, são detalhes que geram dor, grande desconfortos e o estresse nos animais.

Apesar de todos esses aspectos resultarem na falta de bem-estar animal, um dos principais aspectos que afetam os ruminantes são as altas temperaturas, o chamado estresse calórico. Assim, grande quantidade de ruminante em espaço pequeno, também é motivo de desconforto. Em se tratando de região com clima quente piora a situação do estresse térmico.

A densidade, outro problema, está relacionada à competição entre vacas por espaço e comida, o que resulta em mais pressão e mais estresse. No entanto, o estresse térmico é o que traz consequências mais desagradáveis para os animais. Pesquisas da Embrapa demonstram que a pouca tolerância a altas temperaturas é uma característica típica de animais de alta produção.

A fim de evitar ou contornar o problema, e seus prejuízos, a tarefa não é tão difícil e não exige tantos investimentos em estruturas como se pode imaginar. Nesse ponto, o bom trato com os animais é o primeiro e importante passo. O bom convívio do tratador com o animal é fundamental.

Além disso, é de suma importância que as instalações sejam construídas de forma a aproveitar melhor a ventilação natural.  Para isso, a cobertura de estábulos, cochos e salas de ordenha devem ser altas o suficiente para proporcionar um ambiente arejado. O material utilizado na cobertura não deve ser do tipo que acumula calor.

Por sua vez, as pastagens devem ser bem arborizadas, pois assim ajudam a levar conforto ao rebanho, mas, na falta de árvores, a utilização de sombrites, que são de baixo custo, ajudam a resolver o problema de estresse calórico.

Tomar essas iniciativas contribui para aumentar a produtividade, diminuída com a falta de conforto e bem-estar dos animais. Como exemplo, do resultado de conforto e bem-estar, é o caso das vacas leiteiras, que em boas condições ambientais tem o intervalo de parto mais reduzido, o que aumenta a produtividade leiteira.

  Fonte: Embrapa Adaptação: Revista Agropecuária    

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Atividade Leiteira!

      Veja outras publicações da Revista Agropecuária: XII Congresso sobre Manejo e Nutrição de Bovinos discutirá sobre a correta aplicação de tecnologias por uma pecuária sustentável Baixa do Mercado do boi gordo limita negócios de reposição Mini cabras, um négocio lucrativo      

Sonda Mamária com Adaptador Comprimento 45 mm

Por: R$ 8,90

           

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Áreas

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.