No primeiro semestre de 2012, o porto de Paranaguá, localizado no estado do Paraná (PR), recebeu vinte e cinco navios contendo no total, mais de 144 mil toneladas de malte e cevada.
As principais importadoras da matéria-prima são as indústrias de cerveja do PR, principalmente as que trabalham com produtos artesanais.
As importações de janeiro a julho deste ano registradas no porto é 10% maior que as catalogadas no mesmo período de 2011. Os principais fornecedores de malte e cevada para o estado são a Argentina, Uruguai e Alemanha.
Informantes do Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) destacaram que os navios contendo produtos desta natureza, não aguardam ao largo para atracar porque têm preferência na atracação por transportarem carga perecível. As atracações desses navios devem ser solicitadas com antecedência de até cinco dias, seguindo "os critérios utilizados nas chamadas janelas públicas de atracação, com determinados dias e horários para atracar e desatracar e volumes a serem movimentados num período máximo de até quatro dias", ressalta a Appa.
Fonte: Globo Rural
Adaptação: Revista Agropecuária
Veja outras publicações na Revista Agropecuária: Produtor de leite ganha lei como aliada para negociar com Indústria Baixo PIB pode reduzir a taxa de juro de longo prazo, para agricultor Suposta quebra de patentes nos EUA resulta em processo
Digite seu e-mail: