Rally da Pecuária constatou aumento de 5,9% no confinamento de gado em 2012

O cálculo feito a partir de uma amostra avaliada na expedição do Rally da Pecuária 2012, que percorreu 52 mil quilômetros, em nove estados, entre os meses de agosto e outubro constatou que o número de bovinos confinados em 2012 deve ser 5,9% maior que em 2011, passando de 518 mil cabeças para 549 mil cabeças. Esses estados concentram 75% do rebanho nacional e 85% da produção de carne bovina.

André Pessôa, sócio-diretor da Agroconsult promotora do Rally ao lado da Bigma Consultoria, durante a coletiva de apresentação de resultados da expedição, declarou "o volume de bois confinados aumentou menos do que a gente esperava".

Os pecuaristas entrevistados na edição do ano passado relataram intenção de confinar 18% mais neste ano. "Observamos que quase metade dos animais confinados já estava no cocho ou terminados. A quantidade de animais engordados nesse sistema intensivo no segundo turno é que foi menor, devido ao alto custo dos grãos e preços do boi gordo pouco atrativo. O segundo turno, portanto, foi o que abaixou o porcentual", explicou o sócio-diretor da Bigma Consultoria, Maurício Palma Nogueira.

Os entrevistados do Rally 2012 disseram que pretendem para o ano de 2013 reduzir o confinamento em 0,7%, para cerca de 545 mil cabeças. Pessôa alertou para o fato de que a expedição desde ano ocorreu bem no pico de alta de preços dos grãos e as respostas podem ter sido influenciadas pelo cenário adverso. "De repente, ano que vem teremos outra surpresa como neste ano".

Fonte: Revista Globo Rural

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

 

Conheça o Curso de Manejo Intensivo de Pastagens para a Bovinocultura

 

    Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Produção do etanol de 2ª geração, pode chegar até a dobrar a produção Saiba por que o húmus de minhoca é tão importante para as plantas Entenda por que o Agronegócio é tão importante para o Brasil

 

Bovinos de Corte

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.