Inovações tecnológicas para Apicultura serão apresentadas em encontro no TO

O Encontro de Inovação Tecnológica para Apicultores, que será realizado nos dias 9 e 10 de novembro, na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), em Gurupi, durante o encontro serão apresentadas técnicas inovadoras de manejo e gestão que melhorem a produção apícola do Sul de Tocantins.

As boas práticas de produção e gestão de um apiário será o foco do evento "para que os produtores dessa região estratégica possam potencializar o que tem em mãos", afirma José Daniel Tavares, coordenador da carteira de Agronegócio do SEBRAE em Tocantins.

A programação do encontro está dividida em clínicas tecnológicas e demonstração prática do manejo. As atividades serão executadas sob quatro temas: Manejo de colmeia para alta produtividade; Gestão de florada; Custo de produção e preço de venda e Como melhorar e aumentar a quantidade de colmeia no apiário. "Todos esses temas envolvem a inovação, mas foram pensados principalmente para o que está relacionado à gestão, afinal não adianta ter tecnologia sem saber administrá-la", justificou o gerente do Núcleo Regional Sul do Sebrae, José Carlos Bessa.

No dia 9, na sede do IFTO, em Gurupi, serão realizadas as clínicas tecnológicas e no dia 10 em uma propriedade rural em Crixás do Tocantins, município que fica a pouco mais de 70 km de Gurupi, será realizada a demonstração prática de manejo. Apicultores de pelo menos oito cidades são esperados para o encontro.

Foi a partir de 2005 que a produção de mel no sul do estado se tornou mais evidente. No entanto, há três anos o SEBRAE tem acompanhado mais de perto o trabalho dos apicultores. A cada três meses, eles recebem a visita de um consultor da instituição que orienta especialmente sobre gestão e melhoria da produtividade. Hoje, o Núcleo Regional Sul atende 15 apiários e cerca de 80 apicultores.

De acordo com o gestor do projeto de Apicultura na Região Sul, Stefane Cardoso Santana, o resultados da assistência oferecida pelo Núcleo já podem ser observados. "Um exemplo é a fazenda em que vamos fazer a demonstração prática no Encontro de Inovação, em Crixás. É um dos locais que tem se destacado aqui na região Sul e já produz 50 kg de mel por ano, que é um número satisfatório".

Fonte: Rural Centro

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso Prático de GPS para Gerenciamento na Agropecuária

 

 

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Produção do etanol de 2ª geração, pode chegar até a dobrar a produção Saiba por que o húmus de minhoca é tão importante para as plantas Entenda por que o Agronegócio é tão importante para o Brasil

 

Apicultura

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.