Mapa aponta que lucro das exportações de açúcar para Índia dobrou em 2012

Os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam que o lucro das exportações de açúcar para a Índia praticamente dobrou de janeiro a setembro deste ano. O resultado das vendas é U$$ 182,7 milhões. No mesmo período de 2011, a receita de importação do produto foi de U$$ 92,7 milhões.

Para Luis Job, coordenador de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura, o setor produtivo é bastante irregular na Índia e a oferta de matéria-prima para produção de açúcar não é estável como no Brasil. "Embora a Índia seja o segundo maior produtor de açúcar do mundo, é comum que a produção oscile de forma significativa de uma safra para outra. Da mesma forma, as exportações e importações também mudam. Quando a safra é boa exportam e vice-versa", explicou o coordenador.

Outro fato que pode ter incentivado a Índia aumentar a importação de açúcar é a expectativa de queda de produção de 40% desta safra com relação à passada e a política interna de preços. Ainda de acordo com Luis. "Atualmente, é remunerador para a Índia importar o açúcar bruto do Brasil e vender o produto refinado no mercado interno",

Eduardo Sampaio, diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Mapa, lembra que a Índia é um tradicional importador do produto brasileiro. Em anos anteriores o resultado chegou a ser superior. "Em 2009, o país chegou a comprar U$$ 1,5 bilhão. Os números atuais são muito positivos. O cenário revela que vamos ter novamente uma exportação significativa para a índia".

Fonte: Rural Centro

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Produção do etanol de 2ª geração, pode chegar até a dobrar a produção Saiba por que o húmus de minhoca é tão importante para as plantas Entenda por que o Agronegócio é tão importante para o Brasil      

 

 

Agricultura

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.