Atacado apresenta aceleração de preços de milho e suíno

O Índice Geral de Preços - 10, divulgado na quarta, dia 14, pela Fundação Getúlio Vagas (FGV) revelam que alguns produtos agropecuários já demonstram aceleração de preços no atacado, a soja ao contrário apresentou deflação de 5,94% em novembro. Os preços do milho em grão variaram 1,72% neste mês, após registrarem queda de 4,93% no mês anterior. Na mesma linha, os suínos passaram de -1,01% para 8,56%.

O economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV) Salomão Quadros explica que os motivos que provocaram o choque de oferta de alguns agropecuários em meses passados já foram absorvidos e explicam a aceleração de preços de milho e suínos.

O cenário no varejo ainda é de desaceleração de preços dos alimentos, como consequência de quedas registradas no atacado anteriormente. O Índice de Preço ao Consumidor - 10 (IPC-10) passou de 0,57%, em outubro, para 0,36%, em novembro. Particularmente os preços dos alimentos avançaram 0,30% em novembro, após apresentarem alta de 1,13% no mês anterior.

As variações de preços das carnes bovinas (de 3,55% para -0,14%), hortaliças e legumes (de -5,67% para -9,91%) e alimentos prontos congelados (de 4,39% para 0,28%) foram os destaque entre os alimentos. Em 12 meses, o IPC-10 está em 5,73% e deve chegar até o fim do ano na faixa de 5,5%, projeta o economista do Ibre/FGV.

A inflação não fechará o ano no centro da meta. É um resultado razoável. Neste ano, a inflação no varejo começou desacelerando mais do que se imaginava. Depois, no segundo semestre assustou, por pressão dos alimentos.

Quadros destaca "a pressão está se desfazendo, mas não vejo indicação que voltará ao processo de desaceleração do início do ano". O economista espera que, sem a pressão dos alimentos neste fim de ano, o destaque passará a ser a inflação dos serviços.

Fonte: Pecuária Rural

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

 

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Produção do etanol de 2ª geração, pode chegar até a dobrar a produção Saiba por que o húmus de minhoca é tão importante para as plantas Entenda por que o Agronegócio é tão importante para o Brasil    

 

 

 

Agricultura

Milho

Notícias

Pecuária

Suinos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.