Administração de fazendas de bovinocultura de corte

Na criação de gado de corte a fazenda precisa ser encarada como uma empresa rural para que o negócio se torne lucrativo.

Alguns pecuaristas acreditam que basta listar e programar algumas atividades como: escrituração zootécnica, escrituração financeira, definição de controles, levantamento de custos de produção, tidas como profissionais para transformar a atividade pecuária em um negócio administrativo. Essa visão simplista logo se mostra ineficaz, pois ambos não dedicam o devido valor para um fator primordial, presente nas tomadas de decisão, que é o emocional.

A administração da fazenda exige a tomada rápida de decisões, levando em consideração aspectos internos e externos da empresa. Portanto, o conhecimento desses fatores é de grande importância para que os recursos produtivos, como insumos, mão de obra, equipamentos, entre outros, sejam adequadamente empregados, visando à rentabilidade do sistema.

A tomada de decisões deve ser direcionada não apenas para a eficiência zootécnica da pecuária de corte, mas também para a eficiência econômica. O gerenciamento da empresa rural deve associar esses conceitos para que a produção de carne ou a venda de animais atenda as expectativas de lucro.

O proprietário precisa entender que a pecuária de corte é uma atividade segura sim, um investimento conservador. Produtores, gerentes e consultores técnicos devem estar atentos a conceitos sobre produtividade, custo de produção e eficiência econômica para que sua empresa rural consiga sobreviver e se destacar em um ambiente cada vez mais competitivo e globalizado.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Bovinocultura de Corte

 

    Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Como melhorar o Manejo reprodutivo de ovinos Condição atual da doença da vaca louca no Brasil deverá garantir novos mercados Controle Biológico e prático de insetos do maracujazeiro  

 

Bovinos de Corte

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.