Sistema de Plantio Direto segue a lógica das florestas

Com o objetivo de diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas sobre o solo, o sistema  plantio direto oferece uma forma diferenciada de manejo do solo.  Os fundamentos do sistema de plantio direto seguem a lógica das florestas. Assim como o material orgânico caído das árvores se transforma em rico adubo natural, a palha decomposta de safras anteriores macro e micro-organismos, transformando-se no "alimento" do solo.

As vantagens desse método são redução no uso de insumos químicos e controle dos processos erosivos, uma vez que a infiltração da água se torna mais lenta pela permanente cobertura no solo.

Da área plantada no Brasil mais da metade utiliza esse sistema, o que torna o país líder mundial no uso do sistema.

O Sistema de Plantio Direto na Palha (SPDP) contribui para que o solo não seja levado pelas erosões e armazene mais nutrientes, fertilizantes e corretivos. A quantidade de matéria orgânica triplica, de uma concentração de pouco mais de 1% para acima de 3%. A viabilidade econômica do sistema se assegura no crescimento - em muitos casos na duplicação - da produção e da produtividade. A palha e os demais restos vegetais de outras culturas são mantidos na superfície do solo, garantindo cobertura e proteção do mesmo contra processos danosos, tais como a erosão.

Dentre os projetos de integração lavoura-pecuária-floresta plantada para recuperação de áreas de pastagens degradadas o sistema SPDP é um dos principais instrumentos. Com a melhora da qualidade do alimento do gado, o tempo de abate e a emissão de metano sofrem significativa redução.

Ministério da Agricultura pela Coordenação de Manejo Sustentável dos Sistemas Produtivos (CMSP), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) é quem realiza a promoção e o estímulo ao sistema de plantio direto na palha.

Fonte: Agricultura

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

 

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: A adoção de medidas em conjunto é fundamental para melhorar as condições das pastagens Produtores de gado devem se precaver contra doenças com a chegada do verão Administração de fazendas de bovinocultura de corte      

Agricultura

Milho

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.