Boas práticas de fabricação de rações em conformidade com os requisitos legais vigentes

A ampliação de fábricas de rações existentes e a construção de novas fábricas em todo o país têm sido estimuladas pela crescente demanda por rações e suplementos para animais de produção, trabalho e companhia. Para participar deste mercado além de aperfeiçoar seus processos e oferecer produtos de qualidade as indústrias precisam garantir a inocuidade dos seus produtos.

A produção de alimentos seguros é uma preocupação atual de todos os elos da cadeia alimentar. Alguns cuidados especiais devem ser tomados para se ter a qualidade e a inocuidade do alimento como: boas práticas agropecuárias, veterinárias e produção; uso responsável de medicamentos; bem estar animal e responsabilidade com inocuidade e qualidade, sendo que todos os operadores são responsáveis ao longo da cadeia alimentar pelo alimento seguro aos animais e ao homem.

De acordo com as exigências do mercado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, órgão regulador da atividade, exige através da legislação vigente a implantação de Boas Práticas de Fabricação nos estabelecimentos produtores de alimentos para animais. Diante desse contexto, acredita-se que a segurança alimentar é um dos grandes desafios da atualidade.

Os estabelecimentos que fabricam, fracionam, importam, exportam e comercializam rações, suplementos, premix, núcleos, alimentos para animais de companhia, ingredientes e aditivos para alimentação animal, devem possuir registros no MAPA. O principal objetivo do MAPA é garantir adequadas condições higiênicas sanitárias nos processos de fabricação, bem como a conformidade e inocuidade dos produtos disponibilizados no mercado. E ainda a segurança e a rastreabilidade dos produtos importados e exportados.

Para quem vai investir neste mercado ou atualizar-se uma boa dica é participar de cursos que ofereça elementos necessários para elaboração, implantação e gestão de Programas de Boas Práticas de Fabricação de rações em conformidade com os requisitos legais vigentes.

Garanta sua Capacitação na Área de Alimentação Animal. Saiba Mais!

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Boas Práticas de Fabricação de Ração - BPF implementação e gestão

Áreas

Cursos

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.