Café beneficiado em 2013 deve atingir resultado de 50 milhões

Gerardo Fontelles, secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) durante o anúncio do 1º levantamento da safra 2013 pesquisado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) avaliou que o resultado estimado para o café beneficiado é dentro do intervalo de 47 e 50 milhões. O secretário espera que a normalidade das chuvas não prejudique o resultado estimado.

Baseado na pesquisa de campo feita em dezembro com o objetivo de saber qual foi o comportamento da floração dos cafezais é que se fez o levantamento preliminar. "O dado mais importante previsto em termo de bienalidade está ocorrendo, que é a redução progressiva ao longo dos anos entre os ciclos de alta e baixa bienalidade", disse Fontelles. O café está dentro dos instrumentos de política agrícola implementado pelo governo federal, como a manutenção da produtividade, crescimento da produção para atender a demanda nacional e as exportações.

A volatilidade dos preços do café também preocupa o governo. "A variação dos valores afeta a cadeia produtiva e gera um fluxo instável na oferta. Quando o preço cai, o produtor não investe na lavoura, o que acaba penalizando a cultura em longo prazo", constata Fontelles. A estratégia é disponibilizar os recursos intempestivamente, como agora que é época dos financiamentos para custeio da safra.

Em março quando os cafezais já estarão granados (formação dos frutos) deve ocorrer o segundo levantamento que será divulgado em abril pela Conab.

Fonte: Rural Centro

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura no Município Através da Integração Lavoura-Pecuária-Silvicultura

 

 

 

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Manejo de pastagem bem feito, melhora a produção pecuária Importação Argentina de produtos lácteos preocupa produtores brasileiros de leite Encontro Minas Leite - SUPERAGRO 2012

 

Agricultura

Café

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.