Importação Argentina de produtos lácteos preocupa produtores brasileiros de leite

Devido ao crescimento de importação de produtos lácteos, que produtores brasileiros exigem do governo federal medidas a fim de restringir a entrada de leite e seus derivados de países do Mercosul, em especial da Argentina.

Esta cobrança é justificada visto a preocupação dos produtores com o desestímulo da produção nacional por conta do crescimento da entrada no país de produtos lácteos que apenas nos quatro primeiros meses de 2012, registraram alta de 34,4%, somando 66,7 mil toneladas, dados do Ministério da Agricultura.

As exportações brasileiras de lácteos cresceram 10% em volume (para 13,3 mil toneladas) e a receita aumentou 18,6%, déficit da balança de janeiro a abril deste ano que somou 190,3 milhões de dólares, valor 30% acima do observado no mesmo período do ano passado.

Produtores e representantes do setor cobram medidas governamentais para proteger a cadeia de lácteos nacional, a exemplo do que faz a Argentina quando proíbe a entrada de sapato, eletrodomésticos, frutas e carne suína.

Outro ponto preocupante é o avanço das exportações uruguaias de lácteos para o mercado brasileiro, fator que dificultará as discussões sobre cotas com os argentinos, além do crescimento na compra de produtos derivados do leite também do Chile.

Representantes da área sofrem também com o aumento real do salário mínimo nos últimos anos, sendo a mão de obra responsável por 15% dos gastos produtivos. A constante elevação no preço dos grãos é outro fator de pressão, pois a ração responde a 40% do custo da pecuária leiteira.

 

 

 

 

Fonte: Pecuária

Adaptação: Revista Agropecuária

     

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Bovinocultura de Corte

 

 

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

Pesquisas na cultura de mandioca são apresentadas em Dia de Campo na Embrapa Vantagens da Alface Hidropônica Seca causa 30% de perda em canaviais de Pernambuco      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Bovinos de Leite

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.