Vantagens da Alface Hidropônica

A alface (Lactuca sativa), originária da Europa e da Ásia, veio para o Brasil com os colonizadores portugueses. É uma planta hortense, utilizada na alimentação humana desde aproximadamente 500 anos antes de Cristo. É rica em água, fibras, fósforo, potássio e ferro. Auxilia no transporte de oxigênio em nosso organismo, na digestão e no bom funcionamento do intestino. Chás feitos de seus talos possuem propriedades calmantes na cultura popular que também é usada como remédio contra insônia.

A produção hidropônica desta hortaliça no Brasil vem ganhando cada vez mais espaço devido à melhor utilização da área, precocidade na colheita, utilização mais eficiente de nutrientes, melhor qualidade do produto, possibilitando ainda o controle de fatores ambientais, que tornam limitantes seu cultivo em determinadas épocas do ano.

 

As principais vantagens do sistema hidropônico:

- Produção de melhor qualidade: pois as plantas crescem em um ambiente controlado, procurando atender as exigências da cultura e com isso o tamanho e a aparência de qualquer produto hidropônico são sempre iguais durante todo o ano.

- Trabalho mais leve e limpo: já que o cultivo é feito longe do solo e não são necessárias operações como arações, gradagens, coveamento, capinas, etc.

- Menor quantidade de mão-de-obra: diversas práticas agrícolas não são necessárias e outras, como irrigação e adubação, são automatizadas.

- Não é necessária rotação de cultura: como a hidroponia se cultiva em meio limpo, pode-se explorar, sempre, a mesma espécie vegetal.

- Alta produtividade e colheita precoce: como se fornece às plantas boas condições para seu desenvolvimento não ocorre competição por nutrientes e água, e, além disso, as raízes nestas condições de cultivo não empregam demasiada energia para crescer antecipando o ponto de colheita e aumentando a produção.

- Menor uso de agrotóxicos: como não se emprega solo, os insetos e microorganismos de solo, os nematóides e as plantas daninhas não atacam, reduzindo a quantidade de defensivos utilizada.

 

 

 

Fonte: Fruticultura

Adaptação: Revista Agropecuária

 

   

Conheça o Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo

 

 

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

Seca causa 30% de perda em canaviais de Pernambuco Confirmado surto de tuberculose bovina em Santa Catarina Inscrições abertas para gado Girolando na MEGALEITE 2012      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

 

Digite seu e-mail:

Agricultura

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.