CONFINAR 2013

Acontecerá entre os dias 09 e 10 de maio a segunda edição do Simpósio de Confinamento de Gado de Corte, CONFINAR 2013, que será realizada em Mato Grosso do Sul, capital Campo Grande. O evento acontecerá no auditório Manoel de Barros do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e contará com stands para os patrocinadores e estrutura para recepção dos inscritos e convidados. Entre as palestras, os intervalos terão duração de 30 minutos para interação entre patrocinadores e participantes. A capital do Mato Grosso do Sul - cidade escolhida para sediar o simpósio pela disponibilidade de grãos (essenciais para os confinamento) e pela localização estratégica tanto dentro do Brasil (proximidade dos grandes centro pecuários, como MT, GO, SP, MG e PR) como no Mercosul, fazendo fronteira com Paraguai e Bolívia.

Na primeira edição, CONFINAR reuniu 452 congressistas, mais de trinta empresas patrocinadoras e 692 visitantes ao todo. Foram realizadas 17 palestras, com temas que abordaram mercado da pecuária de corte, nutrição, sanidade e até a qualidade da carne produzida. Para 2013, a expectativa é de 500 inscrições.

Na edição de 2013 o evento foca na intensificação da pecuária como um todo e insere o confinamento como uma jogada estratégica entre as opções do pecuarista. Seja pelo avanço da agricultura sobre as áreas de pastagem ou pelo aumento da demanda por carne bovina, o produtor terá de aumentar sua produtividade em uma mesma área, diminuindo custos e aumentando seu giro de capital.

O público-alvo do evento é formado principalmente por pecuaristas, seguido por profissionais da área, como médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos, além de estudantes destes cursos. As inscrições são abertas para todo o Brasil e, em 2012, os quase 700 participantes vieram de 14 diferentes estados brasileiros, além de participantes da Argentina, Bolívia, Estados Unidos e Paraguai.

A realização do evento se justifica pelo fato de que a pecuária brasileira está passando por um cenário animador por conta do aumento da demanda pela carne bovina. A disponibilidade de terras e variedade climática faz com que o Brasil tenha participação essencial no atendimento ao consumo crescente e deverá aumentar em 49% à produção e 81% a exportação do produto até 2030, segundo projeção da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

Mais do que o aumento da produção, estudos recentes lançados pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) apontam que o mercado espera a retomada do ritmo de abates até 2016, o que fará com que o preço da arroba volte aos patamares de 2010. "A partir daí, pressionado pelo aumento da demanda combinado com o lento ritmo de crescimento da oferta, os preços reais devem crescer acima da taxa de inflação", aponta a publicação Outlook Brasil, elaborada pela Fiesp em parceria com o Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone).

O pecuarista brasileiro terá que melhorar sua produtividade em todas as fases do ciclo pecuário, desde a cria até a engorda, para se inserir neste contexto. É com este objetivo que a Rural Centro e a Beef Tec realizarão a segunda edição do simpósio de confinamento de gado de corte - CONFINAR 2013, cuja grade de palestras estará voltada para a profissionalização da fase da engorda de gado de corte.

O Brasil, embora tenha o maior rebanho de gado de corte comercial do mundo, precisa melhorar sua taxa de desfrute, atualmente por volta de 18,8%. Pelo avanço da agricultura sobre pastagens, o pecuarista deverá completar o ciclo sem crescimento de área, aplicando cada vez mais tecnologia e intensificando a atividade. O desafio será aumentar seu desfrute em áreas reduzidas ano após ano sem degradar o pasto da fazenda. O confinamento de gado de corte, então, surge como a carta na manga do pecuarista, reservada para uso no momento mais adequado, quando as pastagens já não suportam a lotação, seja pelo número de animais ou pelo início da seca.

CONFINAR 2013 abordará aspectos específicos do uso estratégico do confinamento bovino, como as novas tendências de consumo, mercado e tecnologias que melhoram a produtividade da fazenda.

Confira abaixo a programação: palestrantes e temas das palestras

Programação
Quinta-feira, 09 de maio.
7h - Inscrições e retiradas de material
8h30 - Palestra 1 - Perspectivas para a pecuária e para o confinamento no Brasil e no mundo
9h30 - Intervalo
10h - Palestra 2 - Estratégias para maximizar a rentabilidade do confinamento
11h - Palestra 3 - Estratégias para minimizar os riscos do confinamento
12h - Intervalo para almoço
14h - Palestra 4 - Qual o animal ideal para se comprar pensando em confinar?
15h - Palestra 5 - Qual o animal ideal para se produzir pensando em confinamento?
16h - Intervalo
16h30- Palestra 6 - Mecanismos que regulam consumo em dietas de confinamento
17h30 - Palestra 7 - Utilização de lipídeos em dietas de confinamento
Sexta-feira, 09 de maio
8h - Palestra 8 - Qual o tamanho mínimo para se iniciar um confinamento?
9h - Palestra 9 - Como serão as dietas de confinamento no Brasil a médio e longo prazo?
10h - Intervalo
10h30 - Palestra 10 - Beta agonistas: aspectos legais e práticos
11h20 - Palestra 11 - Beta agonistas: aspectos técnicos aplicados à realidade brasileira
12h10 - Intervalo para almoço
14h - Palestra 12 - Programação fetal em bovinos: qual a relação da nutrição da vaca e o desempenho futuro do feto?
15h - Palestra 13 - Avanços em manipulação da fermentação ruminal
16h - Intervalo
16h30 - Palestra 14 - Principais problemas em confinamento: diagnóstico e intervenção - Abordagem sanitária
17h30 - Palestra 15 - Principais problemas em confinamento: diagnóstico e intervenção - Abordagem nutricional

 

Fonte: Rural Centro

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação)

 

 

    Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Agricultura e irrigação - A importância do conhecimento de projetos de sistemas de irrigação para a implantação correta da irrigação Exame clínico em bovinos Feicorte NFT 2013

 

Destaques

Diversos

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.