Renomado apicultor italiano afirma que abelhas brasileiras produzem maior quantidade de mel

Em visita a cidade de Campo Grande (MS), Alessandro Gallea, um renomado apicultor do Norte da Itália afirmou que as abelhas brasileiras têm maior nível de produtividade se comparado às espécies da Europa.

Com o intuito de fazer uma espécie de intercâmbio entre as produções de mel brasileira e italiana Gallea faz a cada ano uma seleção dos vários tipos de mel produzidos no país europeu e já ganhou por três vezes o prêmio nacional de produtor do mel de melhor qualidade com o mel de acácia.

O apicultor em entrevista à Rural Centro ressaltou que a principal diferença entre a apicultura brasileira e a italiana está no manejo das abelhas, que derivam de tipos diferentes, portanto, a forma de conduzir o apiário varia muito de um país ao outro.

Desde que chegou ao Brasil, Gallea tem aprendido com os apicultores brasileiros determinadas técnicas de manejo. Segundo o apicultor, o intercâmbio Brasil-Itália ainda tem outro objetivo: trazer ao Brasil a diferenciação nos tipos de mel, que segundo ele, é comum na Itália e muito vantajoso para a relação produtor/consumidor, pois essa ação permite que o produtor oferte no mercado brasileiro diversos tipos de mel e dessa maneira o consumidor tenha acesso a um produto diferenciado.

A produção de mel da Itália é superior a do Brasil, apesar do fato de que as abelhas brasileiras têm maior produtividade comparada às da Itália. No Brasil a média da produção por enxame não passa dos 16 kg, enquanto de acordo com Gallea na Itália são produzidos 35 Kg de mel por enxame.

Fonte: Rural Centro

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso Prático de GPS para Gerenciamento na Agropecuária

 

 

  Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Agricultores paraibanos apostam em minimelancias para conquistar o mercado Conheça as vantagens da Fertirrigação Como montar uma horta em qualquer espaço  

 

Apicultura

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.