Mulheres em destaque no cenário do agronegócio brasileiro

A COOXUPÉ atuante no Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo, maior cooperativa de café do mundo com mais de 11 mil produtores associados, tem aproximadamente 10% do seu quadro de cooperados liderados por mulheres, elas se destacam nas regiões onde a cooperativa atua e são exemplos de empreendedorismo, sustentabilidade e ampliação dos negócios.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário, 23% das famílias ligadas a alguma atividade no agronegócio são lideradas por mulheres. O presidente da COOXUPÉ, Carlos Paulino da Costa, destaca ainda que as mulheres além de estar à frente das lavouras, são responsáveis por diversas decisões no meio agropecuário que envolve a lavoura como, compra de maquinário, busca por certificações, proteção e inovações no campo.

São exemplos na cooperativa, várias mulheres que ganham destaque a cada dia, Neusa Mendes de Andrade comanda uma área de 150 hectares de lavoura cafeeira em Ibiá/MG e Elisandra Rosa Rodrigues é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Resende/MG a sétima mulher do Estado de Minas Gerais a presidir um sindicato rural,

A COOXUPÉ, reconhecendo a importância da mulher no agronegócio destinou um espaço exclusivo às mesma, durante a realização da FEMAGRI 2013, Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas para a lavoura de café, que acontece entre os dias 13 e 15 de março em Guaxupé/MG.

 

Fonte: Revista Dinheiro Rural

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça  o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município

 

 

    Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Agricultura e irrigação - A importância do conhecimento de projetos de sistemas de irrigação para a implantação correta da irrigação Exame clínico em bovinos Feicorte NFT 2013

 

Artigos

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.