Crescimento da safra de cereais, leguminosas e oleaginosas

leguminosasA produção da safra de cereais,leguminosas e oleaginosas para 2013 indica crescimento de aproximadamente 185 milhões de toneladas, 14,2% a mais que o ano passado. A área a ser colhida em 2013, de 52,8 milhões de hectares.

As culturas de arroz, milho e soja correspondem a um total de 86,1% de área a ser colhida, que, somadas, representam 92,4% da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas.

O volume da produção entre as Grandes Regiões apresenta a seguinte distribuição: Região Sul, 73,3 milhões de toneladas (t); Centro-Oeste, 74,5 milhões de toneladas; Sudeste, 19,5 milhões t; Nordeste, 13,1 milhões t e Norte, 4,5 milhões t.

Colacionando a produção desse ano à safra do ano passado, houveacréscimos de 1,2% na região Sudeste, 5,2% na regiãoCentro-Oeste, 32,8% na regiãoSul e 10,4% naregião Nordeste. Já na Região Norte houve decréscimo de 4,0%.

Oestado do Mato Grosso o lidera rank nacional como maior produtor nacional de grãos, com participação de 23,2%, seguido pelo Paraná (20,8%) e Rio Grande do Sul (15,4%). Somando a produção dos três estados chega a 59,4% do total da produção nacional.

Aprevisão de produção para Cereais, Leguminosas e Oleaginosas, são realizadas pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) obtidas por intermédio das Comissões Municipais (COMEA) e/ou Regionais (COREA); consolidadas em nível estadual pelos Grupos de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA) e posteriormente, avaliadas, em nível nacional, pela Comissão Especial de Planejamento Controle e Avaliação das Estatísticas Agropecuárias (CEPAGRO) constituída por representantes do IBGE e do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, órgão do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.

Fonte: Agrolink

Adaptação: Revista Agropecuária

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

produção de milho

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: A importância e influência da Rio+20 para o agronegócio nacional Sêmen sexado é uma nova opção para pecuaristas aumentarem a lucratividade A disponibilização de cultivares transgênicas no mercado de sementes do Brasil na safra 2011/12

Notícias

Sem categoria

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.