A carne suína com pintas pretas

suínos 2013A carne de porco é muito apreciada em todo o BrasilPorco é um nome dequalificação vulgar dada às diferentes espécies de mamíferos bunodontes, artiodáctilos, não ruminantes a que pertence o porco doméstico.

Como todo tipo de alimento, cuidados devem ser tomados no consumo da carne evitando doenças e possíveis contaminações pelo alimento.Dentre as várias alterações da carne suína, podemos identificar pintas pretas encontradas nas vísceras do animal, o que chamamos de melanose.

A melanose é uma alteração benigna caracterizada por acúmulos do pigmento chamado melanina (o mesmo que dá à nossa pigmentação à pele humana), que geralmente, é confinada às vísceras e não à carne. Está presente apenas na superfície dos órgãos, sem se distender para o interior deles. A alteração não causa problemas ao animal nem ao ser humano ao consumir à carne.

Os suínos nascem com esses acúmulos, que só são descobertos durante o abate. Além deles, a melanose pode ser encontrada em outras espécies animais.

Fonte: Revista Globo Rural

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Planejamento e Administração de Suinocultura

planejamento e admininstração da suinocultura

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Manejo de pastagem bem feito, melhora a produção pecuária

Importação Argentina de produtos lácteos preocupa produtores brasileiros de leite

Encontro Minas Leite - SUPERAGRO 2012

Áreas

Notícias

Suinos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.