Gado Zebu: Conheça algumas raças

Apelidado por sua característica marcante de boi de corcova o gado zebu é um bovino da subespécie Bos taurus indicus. A "corcova" é também chamada giba ou cupim, no Brasil, país onde a subespécie demonstrou grande potencial de adaptação e foi largamente utilizado em cruzamentos com os rebanhos de gado crioulo.  O gado indiano, conhecido pela sua habilidade de viver nos trópicos, adaptou-se de tal forma no Brasil que em pouco tempo ocupou grandes extensões de campos nativos, melhorando consideravelmente a pecuária de corte nacional. Mas apesar de sua rusticidade, verificou-se que o gado zebu era inferior às raças europeias quanto à precocidade e rendimento de carne, o que levou a fazer melhoramento genético dos bovinos.

O nelore é entre as diversas raças bovinas existentes no Brasil é a mais comum. O nelore provou ser o melhor gado para o Brasil graças a sua adaptabilidade ao clima tropical do país. O Nelore é essencialmente uma raça produtora de carne. A raça tem a seu favor uma boa conformação, cabeça pequena e leve, ossatura fina e leve, e alcança bom desenvolvimento. Como todo o Zebu, tem especial habilidade para o aproveitamento das forragens, mesmo grosseiras. É um gado muito vivo, ligeiro e manso, desde que convenientemente cuidado.

Dentro do rebanho Zebuíno brasileiro o gado Gir constituiu durante várias décadas o grupamento étnico mais numeroso e mais valorizado. Das raças indianas, a Gir é a que apresenta os menores pesos ao nascer; e é também muito utilizada em cruzamentos com a raça Holandesa preta e branca e com a Holandesa vermelho e branca, que dão origem a uma nova raça chamada Girolanda. Ainda possui uma linhagem para a produção de leite, denominada de Gir Leiteiro;

O gado Gir é extremamente dócil, com aptidões para o leite e carne, ele caracteriza-se por apresentar perfil convexo e ultraconvexo, testa proeminente, com chifres laterais frequentemente retorcidos, o barbela desenvolvida e com pelagens das mais variadas, podendo apresentar pelos brancos, vermelhos, amarelos e pretos em combinações muito variadas.

O cruzamento das raças Nelore, Guzerá, Gir, Valley e Sindi resultaram no gado Brahman. O Brahman é um gado exclusivamente dedicado à produção de carne, apropriado para cruzamentos com as raças europeias. Os bezerros são pequenos no nascimento, pesando de 30 a 40 quilos.  As cores predominantes no Brahman têm tonalidades cinza claro, vermelho e preto.

O cruzamento entre indivíduos de raças diferentes, onde o touro é geralmente de raça pura e busca aumentar a eficiência na produção de carne. A razão principal para fazer o cruzamento orientado entre raças é aumentar a lucratividade (renda líquida), através do aumento da produtividade (eficiência de produção). Nenhuma raça é perfeita. Cada uma tem seus pontos fortes e fracos. O animal produto do cruzamento deverá combinar o elevado potencial de produção da raça de clima temperado com a adaptação da raça tropical, produtividade, e, consequentemente, maior a lucratividade.

O Indubrasil, originário da Índia é a raça mais difundida no exterior, sendo a primeira raça neozebuína do mundo, formada por cruzamentos entre o guzerá e o nelore, desde 1890 até 1920. Com a introdução da raça Gir, entre 1911 e 1920, os produtos adquiriram seu aspecto definitivo, exibindo um grande porte, habilidade para longas caminhadas e matrizes eficientes. O Indubrasil apresenta grandes vantagens produtivas à rusticidade, a conformação frigorífica, a habilidade materna, a velocidade no ganho em peso, ótima conversão alimentar, grande porte e adaptação ao clima tropical;

Pelo cruzamento de Charolais e Zebu principalmente Indubrasil, além de Nelore e Guzerá, com 5/8 Charolais e 3/8 de sangue Zebu temos a raça Canchim, raça sintética produzida na Embrapa Pecuária.

A raça bovina Simbrasil é um cruzamento industrial que possui 5/8 de sangue Simenta l(Bos taurus) e 3/8 de sangue Zebu que traz consigo características importantes como pelo curto, cascos fortes, pele bem segmentada e solta, o que imprime maior rusticidade, adaptação e longevidade. Já o Simental traz precocidade, produção de leite e qualidade de carcaça.

Criado com sucesso em quase todos os estados do Brasil o tabapuã é a raça zebuína que mais cresceu nos últimos 10 anos, tanto nos registros genealógicos de nascimento (RGNs), como também nos registros genealógicos definitivos (RGDs), mostrando que os criadores estão realmente satisfeitos com o desempenho da raça atualmente considerada como uma das melhores para produção de carne em menor tempo, fazendo jus ao título de "O Zebu Mais Precoce".

Angus é uma raça de bovinos, destinada à produção de carne de qualidade superior, tem as suas origens no Nordeste da Escócia, onde o seu aperfeiçoamento começou há cerca de 200 anos. Sendo encontrado nas variedades Aberdeen Angus e Red Angus. A raça é especializada em produzir grande massa muscular, com pequena capa de gordura, associando sua qualidade rústica e adaptabilidade a uma variedade climática do frio ao subtropical.

O gado Curraleiro é originário do Piauí. A raça curraleiro teve a sua origem em raças provenientes da Península Ibérica, trazidas pelos portugueses durante o período da colonização e, com o passar dos anos,  desenvolveu-se em regiões de clima semiárido. O Curraleiro produz pouco leite; e pouca carne. Por isso mesmo ele é conhecido como o "pé duro brasileiro".

Fonte: Ebah

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Avaliação Fenotípica de Bovinos de Corte (zebu) para Compra e Seleção

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Agricultura e irrigação - A importância do conhecimento de projetos de sistemas de irrigação para a implantação correta da irrigação Exame clínico em bovinos Feicorte NFT 2013

 

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2025 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.