Semente crioula oferece maior qualidade nutricional

alimentosO uso de sementes crioulas nas plantações é uma prática amigável ao meio ambiente, os valores nutricionais dos alimentos produzidos são maiores, isso devido ao não uso de agrotóxicos ou outras substâncias químicas pelos agricultores adeptos do material.

As sementes crioulas se caracterizam por insumos com atributos genéticos diferenciados, que são encontradas quem pequenas propriedades rurais, repassadas de geração a geração, há uma adaptação da semente às condições do ambiente onde ela é cultivada. A semente passa a ser um material com grande riqueza nutricional e funcional, ajudando inclusive a preservar a biodiversidade.

A carga cultura que envolve o plantio da semente crioula é grande, com participação de diversos agricultores da mais variadas origens. Os grupos têm características próprias, com sementes diferentes de acordo com cada cultura e crescimento do grupo, além do tipo de solo de cada região. No estado do Rio Grande do Sul, estão catalogados cerca de 160 guardiões de sementes, que geralmente é aquele que comanda a propriedade rural.

O cenário da produção alimentícia vem mudando a cada ano, hoje nota-se grande preocupação com a qualidade nutricional dos alimentos produzidos, sem se deixar de lado a produtividade e lucratividade.

Fonte: Agrolink

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

produção de milho

Agricultura

Destaques

Diversos

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.