Requisitos necessários para a implantação da inseminação artificial

ia inseminação artificialPara a implantação da inseminação artificial (IA) é necessário observar alguns fatores que levarão ao sucesso do uso da técnica. O desenvolvimento reprodutivo do rebanho dependerá da sanidade, nutrição, manejo da propriedade e preparo ou adaptação das instalações.

No manejo sanitário é necessário que sejam adotadas ações que diagnostique e controle possíveis doenças, que possam a vir afetar o desempenho reprodutivo do rebanho. Por meio do manejo sanitário também é necessário o controle de ecto e endoparasitas.

O rebanho deve ser bem alimentado, com nutrição balanceada, os alimentos devem ser fornecidos em quantidades adequadas e com qualidade. Para suprir as necessidades dos animais em épocas de más pastagens, deve ser oferecido feno ou silagem ou utilizar também cana-ureia.

A mineralização deve ser feita om rigor, garantindo o acesso diário dos animais à mistura mineral, assim como o acesso a água de boa qualidade.

Também faz parte do manejo eficiente as anotações referentes às fichas individuais dos animais destinados a IA, sendo os registros fáceis de serem captados e organizados, permitindo informações importantes para a seleção dos animais.

No rebanho os animais precisam ser separados por lotes, pois isso facilita a observação de cios e condução das vacas até o local em que ocorre a IA.

O inseminador deve estar preparado para identificar os animais em cio, fazer o procedimento da inseminação e também realizar as anotações necessárias, dessa forma o sucesso da inseminação artificial ficará garantido.

 

Quais os objetivos da inseminação artificial? Como aumentar os lucros com a inseminação? Como realizar a escolha de sêmen dos reprodutores?  

 Fonte:  CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos. 

Inseminação Artificial em  Bovinos

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.