Iniciada segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

Iniciou-se na sexta-feira (dia 1), a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o país, é esperado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a vacinação de 150 milhões de cabeças de gado em todo o país.

Todo o rebanho de bovinos e bubalinos deve ser vacinado nos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Já nos Estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal os animais com idade abaixo de 24 meses deve ser imunizados.

Os pecuaristas do Rio Grande do Sul têm até o dia 30 de novembro para imunizar o rebanho. O governo do Estado vai doar doses de vacinas a pequenos produtores que tenham até cem cabeças de gado. Já para produtores que tenham um rebanho maior, as vacinas estão sendo vendidas em casas agropecuárias credenciadas a um custo médio de R$ 1,40.

A região do pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tem datas diferenciadas de vacinação e nesta etapa, somente no Estado do Piauí, não haverá vacinação, já que, as datas de imunização dos rebanhos nestes locais são diferenciadas.

No Estado de Roraima a segunda etapa da campanha começou no dia primeiro de outubro e foi prorrogada até o dia 10 de novembro. Em Rondônia, a campanha começou no dia 15 de outubro, mesma data do início da fase única no Amapá. O único Estado que não está no calendário é Santa Catarina, pois este tem o status de zona livre de aftosa sem vacinação.

 

Saiba como aplicar medicamentos corretamente. Clique aqui

Como diagnosticar as principais doenças em bovinos.

Como avaliar a saúde dos animais. Saiba mais

 

 

Fonte: Rural BR

Adaptação: Revista Agropecuária

 

     

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Bovinos

Primeiros Socorros em Bovinos

Bovinos

Notícias

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.