Instalações necessárias para a aplicação da inseminação artificial

ia inseminação artificialPara o sucesso da inseminação artificial (IA) as instalações utilizadas devem ser apropriadas, permitindo um manejo tranquilo e seguro para os animais e para os profissionais envolvidos.

As instalações devem conter tronco e cômodo para os materiais da inseminação, que devem ser adjacente ao tronco. O tronco precisa ser coberto para que sêmen não fique exposto ao sol e a chuvas.

A inseminação em animais de corte é necessário utilizar o brete de contenção, evitando acidentes e agilizando o trabalho. Já para o gado leiteiro que tem temperamento mais dócil, pode ser inseminado no próprio estabulo, porém as novilhas podem necessitar de contenção em tronco.

Os materiais e equipamento utilizados na inseminação artificial são: botijão de nitrogênio liquido, luvas descartáveis, aplicador, cortador de palhetas, tesoura, avental, papel toalha ou higiênico, recipiente para descongelamento do sêmen, sêmen, bainhas descartáveis, termômetro, pinça, ebulidor, bota, garrafa térmica e ficha de anotações.

Seguindo as orientações básicas para o preparo das instalações necessárias durante a inseminação artificial o produtor garante maiores sucessos no resultado final.

 

Como realizar a avaliação da eficiência reprodutiva da propriedade através dos índices reprodutivos?

Quais critérios de seleção de animais utilizados para IATF?

Que cuidados devem ser tomados no armazenamento e manipulação de hormônios ?

 

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Bovinos (IATF Avançado)

IATF avançado

Bovinos

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.