Administração técnica e econômica da atividade leiteira

curso-de-administracao-tecnica-e-economica-da-atividade-leiteira (1)A administração seja ela em qualquer setor, deve ser bem planejada e entendida no seu sentido amplo para que todas as ênfases sejam alcançadas com sucesso. Para se administrar um negócio é preciso ter os objetivos bem definidos, a fim de alcançar as metas planejadas. Nesse sentido a administração de uma fazenda é parecida com a de qualquer outra empresa, porém há alguns fatores no sistema de produção que interferem expressivamente na rentabilidade e por isso, é preciso aprender e entender como gerenciar uma propriedade com visão ampla da atividade que a fazenda se propõe.

Para a pecuária de leite existem duas vertentes de gerenciamento, uma que visa à administração zootécnica, e outra que visa à administração contábil. Na administração contábil é feita muitas anotações financeiras, mas com pouca ação efetiva. Contudo, o resultado esperado só será alcançado, se a administração for feita em conjunto.

Em primeiro lugar, é preciso que os administradores entendam sobre o processo pecuário, seus desafios de produção, o cenário do setor produtivo e a importância do cálculo do custo de produção e da administração da atividade desenvolvida. É importante destacar que a produção leiteira no Brasil, além de ser uma atividade muito importante do setor agropecuário, exerce a função vital no processo de desenvolvimento econômico e social no país. Durante o processo de desenvolvimento e consolidação do mercado alguns fatores foram destaques como a desregulamentação do mercado do leite; maior abertura da economia brasileira frente ao mercado internacional; estabilização dos preços e estabelecimento do Mercosul, assim faz-se importante que o administrador tenha conhecimento desses fatos para melhor estudar como aplicar os recursos de olho no desenvolvimento do mercado.

Assim, a gestão estudará e sistematizará as melhores práticas a serem adotadas na administração. O gestor zootécnico tratará diretamente dos custos relacionadas à produção animal, manejo, alimentação, reprodução, entre outros, levando em conta os cálculos do gestor financeiro em relação aos custos e lucratividade da produção.

 

O que é e como calcular o custo de produção de leite de uma fazenda?

Como elaborar o planejamento da atividade leiteira?

Qual a característica da pecuária de leite no Brasil e no mundo?

 

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Atividade Leiteira

Administração técnica econôica da atividade leiteira

Bovinos

Bovinos de Leite

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.