Aumente sua lucratividade com o manejo e irrigação de pastagens

irrigação e manejo de pastagemO manejo e a irrigação são procedimentos fundamentais para quem visa à boa qualidade das pastagens. A irrigação artificial garante uma boa produção em épocas de seca, o produtor deve estar ciente que a irrigação é uma tecnologia agrícola final, necessitando assim de um bom agricultor.

A irrigação vem acompanhada por um bom manejo das pastagens, tendo em vista que, ela somente será bem aproveitada se antes a pastagem passar por processos de produção de forragem como, preparo do solo, correção da fertilidade do solo com base em análises químicas, escolha da melhor espécie de cultivar, semeadura em nível evitando erosões, adubações de manutenção e cobertura para as plantas, combate de ervas daninhas, doenças e pragas.

A eficiência da irrigação dependerá do sistema escolhido de acordo com as condições de cada propriedade, como solo, quantidade de água disponível, área a ser irrigada, entre outros. Além da análise do custo do sistema de irrigação, que é composto por aquisição e instalação, financeiro, manutenção, operação que inclui a mão-de-obra e energia.

 

Quer saber os principais sistemas de irrigações utilizados em pastagens? 

Quais as vantagens e limitações da irrigação por aspersão? Passo a passo do manejo correto para otimizar o pastejo. Confira  

 

Fonte: Sistemas de Produção

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Irrigação e Manejo de Pastagens

Irrigação e manejo de pastagem2

Destaques

Irrigação

Pastagens

Sem categoria

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.