As vantagens oferecidas pelo sistema de plantio direto (SPD)

plantação de milho com tratorDe acordo com a Fundação das Nações Unidas (FAO) o sistema de plantio direto (SPD) se caracteriza como o modelo de agricultura sustentável e que traz menos danos ao meio ambiente.

No sistema de plantio direto os restos vegetais e a palha não são retiradas do solo, e sim aproveitadas como material orgânico. O solo é removido somente onde se vai colocar o fertilizante e a semente, as plantas daninhas são controladas com o uso de herbicidas.

Para se alcançar o sucesso no SPD é de fundamental importância que haja a rotação de cultura e o manejo integrado de pragas, de doenças e também das plantas daninhas. A rotação da cultura dependerá da escolha do proprietário, observando o tipo de solo, as épocas de plantio e as características específicas das culturas selecionadas.

Dentre as várias vantagens proporcionadas pelo SPD, podem ser destacadas a redução da erosão no solo; o melhoramento das condições físicas e fertilidade do solo; o aumento do teor de matéria orgânica, já que, os restos vegetais e palhas são conservados no solo; o melhoria da estrutura do solo e consequentemente o aumento da atividade biológica da área selecionada. As vantagens econômicas e ambientais que se destacam por esse sistema são a diminuição do consumo de combustíveis durante o processo de produção; aumento da vida útil das máquinas, já que estas são utilizadas em menor escala; necessidade de menor volume de chuvas para o trabalho da terra, tendo em vista a maior cobertura do solo que consequentemente fica mais protegido; maior controle da época de semeadura; economia de fertilizantes; redução das perdas de solo por erosão, dentre outros.

O sistema de plantio direto exige qualificação e treinamento de mão de obra, e deve ser iniciado logo após a correção da área selecionada, utilizando equipamentos adequados e fazer o manejo de forma correta.

 

Quais os princípios do manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas?

Quais os benefícios do sistema de plantio direto?

Como realizar o manejo adequado do milho no sistema de plantio direto?

 

 

Fonte: Rural Pecuária

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

produção de milho

Agricultura

Destaques

Irrigação

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.