Aquecimento global não prejudica produção agropecuária no Brasil

23062012185632Segundo estudos apresentados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em audiência promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados na última terça-feira, dia 05/11, a produção do setor agropecuário do Brasil vai continuar subindo, independentemente da temperatura global aumentar ou diminuir.

De acordo com o relatório dos pesquisadores, a temperatura média subirá entre 3 e 6 graus centígrados até o ano de 2100. Esse aumento terá impacto no regime de chuvas no Brasil: na Região Sul e na Mata Atlântica do Sudeste, pode haver aumento de até 30% nas precipitações; enquanto em parte da Amazônia e na Caatinga o cenário deve ser de seca, com redução de até 40% das chuvas.

O relatório é questionado pelo professor Luiz Carlos Molion, do Centro de Meteorologia da Universidade Federal de Alagoas, ele se contrapôs à conclusão da maioria dos cientistas, e afirmou que nos próximos vinte anos, a temperatura mundial vai diminuir. Mas segundos os pesquisadores da CNA, a produção não será prejudicada porque nos adaptamos a mudanças.

Segundo o pesquisador Eduardo Assad, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as previsões apontam que, em todo o país, deve haver aumento de temperatura, e afirmou que as formas de minimizar os impactos das mudanças climáticas na agricultura é, por exemplo, usar plantas adaptadas.

Quais as tecnologias de manejo de pastagem que aumentam a produtividade da pecuária bovina? Clique aqui

Como desenvolver um manejo correto visando a sustentabilidade? Clique aqui

Como escolher a planta adaptada ao clima? Clique aqui

Fonte: Agrolink

Adaptação: Revista Agropecuária

Conheça o Curso de Manejo Intensivo de Pastagens para a Bovinocultura

manejo de pastagem para bovinocultura2

Destaques

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.