Manejo e irrigação de pastagens garantem a qualidade das forrageiras

irrigação e manejo de pastagemA pastagem é o sistema de produção mais utilizada nas criações brasileiras de rebanhos e por essa razão oferecer qualidade necessária aos animais, evitando dessa forma possíveis perdas com a nutrição escassa dos planteis.

Para se ter uma boa qualidade na pastagem é fundamental que o manejo e a irrigação sejam feitos, pois a irrigação garante  a boa produção em épocas de seca e o manejo adequado evita qualquer tipo de prejuízo as forrageiras.

A irrigação e o manejo caminham juntos, pois se não houver um bom manejo em que a pastagem passe por processos de produção de forragem como, preparo do solo, correção da fertilidade do solo com base em análises químicas, escolha da melhor espécie de cultivar, semeadura em nível evitando erosões, adubações de manutenção e cobertura para as plantas, combate de ervas daninhas, doenças e pragas, a irrigação por se só não resolverá problemas como a baixa produção da plantação.

Vale destacar também, que a eficiência da irrigação depende diretamente do sistema de irrigação escolhido observando as condições do solo, quantidade de água disponível para ser utilizada, área a ser irrigada, dentre outros. Observado esses critérios o agricultor também deve estar ciente dos custos do sistema de irrigação escolhido.

 

Quais os principais assuntos relacionados à irrigação de pastagens?

Quais os principais sistemas de Irrigações utilizados em pastagens?

Qual o efeito da irrigação na produção de pastagens?

 

Fonte: Sistemas de Produção

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Irrigação e Manejo de Pastagens

Irrigação 2

Destaques

Irrigação

Notícias

Pastagens

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.