Fatores que interferem na produção de carne bovina no Brasil

Os principais fatores que interferem na produção de carne bovina no país estão ligados ao processo produtivo como a alimentação, a sanidade, o manejo e o potencial genético do rebanho.

O regime de pastagem sujeita os animais à escassez por alguns períodos de forragem, o que acarreta no comprometimento e desenvolvimento do animal, além de prejudicar a sua eficiência produtiva e também concentrar a produção de carne ou de leite em determinadas épocas do ano.

A falta de adaptação do potencial genético dos rebanhos ao ambiente e ao manejo, também se destaca como um dos entraves do setor produtivo.

Quando esses problemas afetam a propriedade acarreta na subutilização dos recursos disponíveis, o que leva a baixa produtividade, sazonalidade da produção e em consequência baixa disponibilidade de proteínas de origem animal, destinadas ao consumo humano.

Outro fator que acarreta problemas no desempenho final da produção é o custo do frete, a instabilidade da oferta durante o ano e também a concorrência com outras atividades realizadas na propriedade.

Para que a produção final da propriedade alcance sucesso é preciso que todos os membros envolvidos se dediquem ao trabalho, e busquem tecnologias que favoreça o crescimento da produção, e consequentemente alta nos lucros finais.

 

Saiba mais sobre os critérios de avaliação, classificação e tipificação de carcaças.

Quais são principais sistemas de avaliação e tipificação de carcaças adotados?

Conheça o Sistema Brasileiro de Classificação e Tipificação de Carcaças.  

 

Fonte: Sistemas de Produção

Adaptação: Revista Agropecuária  

 

Conheça o Curso de Avaliação e Tipificação de Carcaças de Bovinos

Bovinos

Bovinos de Corte

Destaques

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.