Uso da capineira como suplementação bovina

Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação) -- Sucesso Garantido e Lucratividade CertaA capineira vem sendo utilizando em grande escala para a produção de forrageira de corte, isso porque a qualidade das pastagens muitas vezes não é de boa qualidade, o que prejudica a alimentação do rebanho.

Para a produção e valor nutritivo da forrageira é necessário observar alguns fatores como: o tipo de forrageira, ou seja, a espécie ou variedade; as condições climáticas e de solo; o manejo de corte, principalmente à idade da rebrota.

Para a reprodução da capineira é necessário que o solo seja drenado e profundo, pois estes tipos de solo garantem o sucesso da evolução da plantação, também é bom que o local de plantio seja próximo do fornecimento dos animais, dessa forma o transporte e a manutenção são facilitados, e há a diminuição dos custos. As gramíneas mais utilizadas para esse tipo de plantação são o capim elefante, Napier, Cameron e capim-tobiatã.

O cálculo da área a ser plantada é feito levando em consideração o número de animais atendidos, 25% do consumo diárioa pastagem fornecerá os 75% restantes; forragem verde com 25% de matéria seca; animal com 450 kg de peso vivo; consumo total diário de forragem verde das fêmeas é 10% do peso vivo, ou seja, 45 kg/fêmea/dia; consumo anual de forragem verde de uma fêmeaé 11,2 kg x 365 dias = 4.088 kg; períodos de suplementação das fêmeas; produção forrageira do período de agosto a dezembro (verão) 20% menor que a produção do ano inteiro.

A área selecionada para a plantação da forrageira deve ser preparada no final do período seco, ou seja, de novembro a dezembro. A vegetação do local deve ser retirada, o solo deve ser arado e posteriormente o plantio deverá ser feito após as primeiras chuvas, a adubação deve ser feita de ano em ano ou a cada dois anos, dependendo da maneira e intensidade em que a área está sendo explorada.

 

Quais os princípios básicos da nutrição e digestão dos bovinos?

Como medir a eficiência da alimentação?

Como formular e interpretar as formulações de rações?

 

Fonte: Agro Mundo

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação)

manejo nutricional gado de corte2

Bovinos

Destaques

Notícias

Pastagens

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.