Mastite bovina

A mastite, também conhecida como mamite,  é caracterizada por uma inflamação que acomete a glândula mamária dos animais, geralmente causada por infecção pelos diversos tipos de microorganismos existentes no meio ambiente, porém as bactérias são os principais agentes infecciosos.

É a moléstia mais importante dos rebanhos leiteiros devido à alta incidência de casos clínicos, alta incidência de infecções subclínicas e aos prejuízos econômicos que trazem à produção.

As inflamações dilatam as paredes dos vasos sanguíneos, assim outras substâncias do sangue passam para o leite, entre elas estão os íons de cloro e sódio, que deixam o leite com sabor salgado; e as enzimas que causam alterações na proteína e na gordura. Outro agravante é que, devido às lesões do tecido mamário, as células secretoras se tornam menos eficientes, ou seja, com menor capacidade de produzir e secretar leite.

Ocorre também a morte das células e a liberação de enzimas dentro da glândula, que contribuem para agravar o processo inflamatório. Tudo isso prejudica a qualidade do leite e causa redução na produção. Um conceito importante no diagnóstico e controle da mastite é que os patógenos mais comumente encontrados podem ser classificados em dois grupos: contagiosos e ambientais.

Os microrganismos contagiosos estão normalmente espalhados no solo, utensílios, dejetos, água ou outros locais e podem atingir a extremidade da teta, a disseminação desses agentes se dá de um quarto infectado a outro ou de uma vaca para outra durante o processo de ordenha.

Para identificar a mastite é empregado o teste Califórnia Mastite Teste (CMT), o leite é misturado com o reagente, após 10 segundos é feita a leitura. Assim, de acordo com a quantidade de células somáticas do leite, é formado um gel, de espessura variada. Se a quantidade de células somáticas for baixa, não forma gel, o resultado é negativo.

 

Como diagnosticar mastites clínicas e subclínicas?

Como monitorar a qualidade de leite?

Quer conhecer o que há de mais novo para controle dos principais agentes de mastite?

 

Fonte: Qualidade do Leite

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Manejo de Ordenha e Qualidade de Leite (Controle de mastite)

manejo e ordenha da qualidade de leite

Destaques

Notícias

Pecuária

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.