A febre aftosa é uma doença que acomete o rebanho bovino causando vários prejuízos ao produtor, uma vez que, quando a doença é diagnosticada, a propriedade é proibida de comercializar os seus produtos.
O animal quando contrai a doença apresenta baixo desempenho na produção de carne e de leite, já que o animal contaminado perde o apetite e tem muita febre. A contaminação pela febre aftosa acontece com a ingestão de água e alimentos contaminados pela saliva dos animais doentes.
Os animais infectados pela febre aftosa apresentam sintomas característicos como: vesículas e erosões na mucosa da boca, nas tetas e nos espaços entre os dedos, além da alta na temperatura, acompanhada do ranger dos dentes, falta de apetite, dificuldades em mastigar, estalos ruidosos da língua e salivação abundante.
O vírus causador da doença é muito resistente, podendo sobreviver durante meses em carcaças congeladas. Assim, é muito importante que o produtor realize o controle da doença com a vacinação de todo o rebanho, que é feita semestralmente em todos os animais com mais de quatro meses de idade.
Como avaliar os problemas que venham ocorrer com os bovinos?
Como avaliar a saúde dos bovinos?
Fonte: Portal Agropecuária
Adaptação: Revista Agropecuária