Febre aftosa: sintomas e controle

febre aftosa A febre aftosa é uma doença que acomete o rebanho bovino causando vários prejuízos ao produtor, uma vez que, quando a doença é diagnosticada, a propriedade é proibida de comercializar os seus produtos.

O animal quando contrai a doença apresenta baixo desempenho na produção de carne e de leite, já que o animal contaminado perde o apetite e tem muita febre. A contaminação pela febre aftosa acontece com a ingestão de água e alimentos contaminados pela saliva dos animais doentes.

Os animais infectados pela febre aftosa apresentam sintomas característicos como: vesículas e erosões na mucosa da boca, nas tetas e nos espaços entre os dedos, além da alta na temperatura, acompanhada do ranger dos dentes, falta de apetite, dificuldades em mastigar, estalos ruidosos da língua e salivação abundante.

O vírus causador da doença é muito resistente, podendo sobreviver durante meses em carcaças congeladas. Assim, é muito importante que o produtor realize o controle da doença com a vacinação de todo o rebanho, que é feita semestralmente em todos os animais com mais de quatro meses de idade.

 

Como avaliar os problemas que venham ocorrer com os bovinos?

Quer aprender tomar decisões em situações emergenciais e  reconhecer os principais sinais e sintomas?,

Como avaliar a saúde dos bovinos?  

 

Fonte: Portal Agropecuária

Adaptação: Revista Agropecuária  

 

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Bovinos

Primeiros Socorros em Bovinos

Bovinos

Destaques

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.