O período seco começa quando a vaca deixa de produzir leite, por volta de 50 a 60 dias antes do parto. A fase pré-parto começa três semanas antes do nascimento do bezerro, e nessa fase elas precisam de maiores cuidados, pois o organismo está passando por muitas mudanças para facilitar o parto e preparar o metabolismo para o início da produção do leite.
Nas quatro ultimas semanas que antecedem a gestação há a formação do colostro, o que exige mais glicose, aminoácidos, ácidos graxos, minerais e vitaminas pelo tecido mamário. O organismo da fêmea demanda maior energia para o processamento de todas as alterações hormonais e metabólicas, havendo a redução no consumo de alimentos por parte do animal, podendo ressaltar em balanço energético negativo. O sistema imunológico do animal ficará vulnerável e com maiores chances de desenvolver distúrbios metabólicos.
Para reduzir o impacto dessas mudanças, o mais indicado é o fornecimento de boa alimentação, aumentar a quantidade de concentrado na dieta e oferecer forragens com baixos teores de potássio. A alimentação deve continuar a ser oferecida após o parto, cuidados com manejo e acomodações também são importantes nos dois períodos.
Quais as estratégias nutricionais e de manejo para aumentar a eficiência reprodutiva?
Qual a importância da eficiência reprodutiva para aumentar o lucro nas atividades de corte e leite?
Quais os cuidados devem ser tomados com as vacas no pré e pós-parto?
Fonte: Revista Mundo do Leite
Adaptação: Revista Agropecuária