Produção e comercialização da carne equina no Brasil

carne de cavaloA carne equina é um alimento levemente adocicado, macio, pobre em gordura e muito rico em proteínas. A carne de equinos é consumida na Ásia Central, faz parte também da culinária da Europa, América do Sul e China e devido ao relacionamento do homem com o animal e suas funções realizadas na sociedade, comer carne de cavalo é tabu em muitas culturas.

A produção de carne do Brasil é exportada, 99% devido ao fato de os brasileiros não terem o hábito de comer a carne equina, já que não há nenhuma restrição legal contra o seu consumo. A qualidade dos alimentos é garantida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), responsável por fiscalizar os estabelecimentos inscritos no Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A produção e comercialização da carne equina no Brasil são regulamentadas pelo decreto 30691 que aprova o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. No decreto há a exigência de rotulagem, ou seja, deve ser feita a indicação na embalagem sobre os alimentos que contenham o produto.

De acordo com o MAPA, existem quatro estabelecimentos de abate de equinos registrados junto à SIF. A maioria segue em exportações para a Europa, África e Ásia.

 

Conheça os alimentos utilizados na nutrição de equinos. 

Como funciona a alimentação e nutrição do cavalo atleta?

Quais são as exigências nutricionais das diversas categorias de equinos?

 

Fonte: Revista Globo Rural

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional em Equinos

manejo nutricional  de equinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.