O ser humano tem um amigo fiel, o cão. Esses animais assumem cada vez mais lugar dentro da sociedade. O cão não é apenas o amigo fiel do homem, ele é também o guardião da casa.
Por ser um animal fiel e possuidor de grandes instintos, esses animais são usados como cães pastoreios de rebanhos, possuem características naturais incríveis como inteligência, agilidade e velocidade.
Portanto, mesmo com as características naturais os cães utilizados no pastoreio devem ser treinados, assim como o condutor do animal.
Hoje os cães mais utilizados no pastoreio são os animais da raça Border Collies. Os treinamentos são iniciados com o animal ainda filhote, assim há possibilidade de sucesso do uso do animal é maior. O treinamento se dá através da parceria com o cão, e antes de se iniciar o trabalho com o rebanho é fundamental que o cão não receba o adestramento básico de obediência tradicional.
Todos os animais ao chegarem ao centro de treinamento são submetidos a testes iniciais, com a finalidade de apurar suas aptidões de pastor. Durante o adestramento, que consiste em colocar "comando" nos movimentos naturais dos animais sob a ordem do condutor, o cão aprenderá a conduzir o rebanho ao lugar esperado.
Os movimentos básicos ensinados aos animais são: cercar o rebanho em sentido horário e anti-horário; deitar; parar; andar e morder. Porém, para o sucesso dos movimentos é necessário que haja o bom treinamento do cão e do condutor.
Fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Revista Agropecuária