Suinocultura brasileira - grande importância social e econômica para o país

suinocultura brasileiraOs primeiros porcos chegaram ao Brasil em 1532, trazidos por Martin Afonso de Souza. As raças existentes em Portugal foram as primeiras, do tipo ibérico vieram às raças Alentejana e Transtagana; do tipo céltico vieram as raças Galega, Bizarra e Beiroa; e do tipo asiático, Macau e China. Depois vieram outras raças da Espanha, Estados Unidos, Itália, Inglaterra e Holanda.

Com o passar do tempo e com o crescimento da criação, os produtores foram aperfeiçoando as raças, e o melhoramento genético surgiu naturalmente. No início do século XX foram importados animais das raças Berkshire, Tamworth e Largeblack da Inglaterra, e as raças Duroc e Polland da China. Assim, a suinocultura passa por grandes transformações e avanços tecnológicos ganhando o mercado nacional e internacional.

A suinocultura representa grande importância social e econômica para o país, o estado de Santa Catarina, é maior produtor de carne Suína no Brasil, segmento que apresenta lugar de destaque no agronegócio brasileiro.Esse lugar de destaque possibilitou a criação do dia do suinocultor, através da Lei número 12635/2012, que é comemorado no dia 24 de julho.

A carne suína é a mais produzida no mundo, o consumo anual até o ano de 2015 deve ficar em torno de 2%. O maior produtor de carne é a China, seguida pela União Europeia e Estados Unidos, o Brasil ocupa a quarta posição mundial concorrendo diretamente com o Canadá em toneladas produzidas anualmente.

O Brasil vem se consolidando como importante mercado de carne suína e com potencial para ampliar ainda mais a sua participação relativa nesse mercado. A cadeia produtiva tem se organizado no sentido de atender a demanda do mercado externo e ao mesmo tempo prospectar novos mercados.

 

Quais os princípios da qualidade aplicadas à suinocultura?

Como administrar financeiramente a granja?

Qual a situação da exportação brasileira de carne suína?

 

Fonte: Portal Suínos e Aves

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Planejamento e Administração de Suinocultura

Artigos

Destaques

Notícias

Suinos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.