Doenças de casco em rebanhos bovinos leiteiros

curso-de-casqueamento-preventivo-e-correcao-de-aprumos-em-bovinosAs doenças de casco em bovinos se caracterizam por um conjunto de enfermidades que afetam a extremidade dos membros do bovino incluindo pele, tecidos subcutâneo e córneo, ossos, articulações e ligamentos.

Dentre essas enfermidades temos a dermatite digital; dermatite interdigital; flegmão interdigital; hiperplasia interdigital também conhecida como gabarro; doença da linha branca; erosão do talão; pododermatite asséptica difusa ou laminite; pododermatite asséptica localizada; pododermatite circunscrita; pododermatite do paradígito; e pododermatite séptica.

O principal fator que ocasiona qualquer uma das enfermidades citadas é o manejo inadequado dos animais, como a dieta rica em carboidratos, falta de apara dos cascos e também pisos úmidos e ásperos.

Se o animal apresentar uma ferida e não for tratada, pode haver contaminação por bactérias, principalmente Fusobacterium necrophorus e Dichelobacter nodosus, que podem ser agravadas por miíases. A miíases por sua vez, se não tratada, levam a uma infecção e inflamação generalizada que pode ocasionar a pododermatite séptica ou pododermatite necrótica ou necrosante.

A prevenção das doenças de casco deve ser feita com a contenção adequada do animais e também com a rigorosa limpeza e higienização do local, lavando-o com muita água e sabão e esfregando com escova.

 

Os problemas de cascos tem se tornado um dos principais entraves à produção. Faça o curso e quebre esse paradigma!

Saiba como prevenir ou reduzir a ocorrência das doenças dos cascos nos bovinos tanto de corte quanto leiteiros.

Conheça todos as ferramentas e equipamentos utilizados na técnica de casqueamento.

 

Fonte: Qualidade do Leite JGQB

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Casqueamento Preventivo em Bovinos

Casqueamento preventivo em bovinos

Bovinos

Bovinos de Leite

Destaques

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.