Vantagens da técnica de inseminação artificial em bovinos

Com o objetivo do avanço genético dos rebanhos, a técnica de inseminação artificial (IA) em bovinos se desenvolveu com grande rapidez, movimentando mais de R$400 milhões exige mão de obra especializada para que a realização do processo aconteça com sucesso.

A técnica da inseminação artificial consiste na escolhe dos animais doadores e posterior coleta do sêmen, além da análise e processamento em laboratório. O sêmen coletado é introduzido no trato genital da fêmea previamente selecionada ou é armazenado em condições adequadas para posteriores aplicações. Com a introdução da IA na criação de bovinos há um significativo avanço genético e também o aumento da eficiência produtiva de todo o rebanho.

Para a aplicação da técnica é necessário observar o cio da fêmea, são aconselhadas duas observações ao dia que pode ser identificado através da aceitação da monta de outros animais. As fêmeas que apresentaram cio pela manhã, devem ser inseminadas à tarde do mesmo dia e as que apresentam cio à tarde, devem ser inseminadas na manhã seguinte com intervalos de 12 horas.

Para a realização da IA é precisar seguir alguns procedimentos técnicos, evitando que ocorra a perda do sêmen implantado. Dentre os procedimentos temos: contenção do animal no tronco; esvaziamento do reto e observando o aspecto do muco vaginal; realização da correta higienização do períneo e da vulva; preparação do aplicador, a bainha, a tesoura, o papel toalha, a luva e a pinça; aquecimentoda água a 37°C para descongelar; secagemda palheta adequadamente; montagemdo aplicador com a palheta; colocação da luva; abrir os lábios vulvares possibilitando a introduçãodo aplicador na vagina; introduçãoda mão no reto, após encontrar a cérvixcom a passagem do aplicador até o corpo do útero; depositar o sêmen devagar; retirar o aplicador e a mão do reto; retirar o aplicador e o braço fazeruma massagem no clitóris do animal; retirar a bainha descartável e a luva e joga-as no lixo. Após o procedimento deve ser feito a limpeza do aplicador universal com frequência, além de anotar todos os dados da IA na ficha do animal.

Dentre as várias vantagens que a IA oferece destacam-se: controle da transmissão de doenças infectocontagiosas da esfera reprodutiva; incremento do melhoramento genético e da produção animal; aprimoramento do controle zootécnico; racionalização do manejo reprodutivo; redução dos problemas de partos em novilhas e possibilidade do nascimento de crias após a morte do pai.

 

Garanta sua Capacitação em Reprodução Bovina. Confira!

Capacitação Profissional na Área de Medicina Veterinária e Zootecnia.

 

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos

 

Artigos

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.