Para fazer a avaliação e tipificação da carcaça bovina, é preciso que o sistema utilizado, respeite os parâmetros que apresentam a correlação com características da qualidade da carne que são exigidos pelos mercados consumidores.
Visando a melhora do produto é preciso agrupar os que possuem características semelhantes, a tipificação auxilia a comercialização do gado objetivando avaliar as características da carcaça.
Para fazer a tipificação são observados parâmetros como sexo-maturidade, conformação, acabamento e peso. A carcaça é o animal abatido, sangrado, esfolado, eviscerado, desprovido de cabeça, patas, rabada, glândulas mamárias ou verga.
Quando um animal possui boa musculatura, ossatura forte, amplo e profundo; cabeça pequena, focinho largo, olhos separados e orelhas médias; pescoço curto, musculoso e pouca barbela;corpo em forma de paralelepípedo, com perfil convexo, peito largo e arredondado, ancas afastadas, garupa comprida, costelas compridas e arqueadas; membros anteriores de comprimento médio a curto e musculoso, os membros posteriores também de comprimento médio a curto, com maturidade jovem ou até 36 meses ele é classificado com um animal de boa qualidade.
Quais são os critérios de avaliação,classificação e tipificação de carcaças?
Qual a importância do sistema internacionais de classificação e tipificação de carcaças bovinas?
Qual a importância da utilização da ultrassonografia para avaliação de carcaças bovinas?
Fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Revista Agropecuária