A avaliação e tipificação de carcaças bovinas

curso-de-avaliacao-e-tipificacao-de-carcacas-de-bovinosPara fazer a avaliação e tipificação da carcaça bovina, é preciso que o sistema utilizado, respeite os parâmetros que apresentam a correlação com características da qualidade da carne que são exigidos pelos mercados consumidores.

Visando a melhora do produto é preciso agrupar os que possuem características semelhantes, a tipificação auxilia a comercialização do gado objetivando avaliar as características da carcaça.

Para fazer a tipificação são observados parâmetros como sexo-maturidade, conformação, acabamento e peso. A carcaça é o animal abatido, sangrado, esfolado, eviscerado, desprovido de cabeça, patas, rabada, glândulas mamárias ou verga.

Quando um animal possui boa musculatura, ossatura forte, amplo e profundo; cabeça pequena, focinho largo, olhos separados e orelhas médias; pescoço curto, musculoso e pouca barbela;corpo em forma de paralelepípedo, com perfil convexo, peito largo e arredondado, ancas afastadas, garupa comprida, costelas compridas e arqueadas; membros anteriores de comprimento médio a curto e musculoso, os membros posteriores também de comprimento médio a curto, com maturidade jovem ou até 36 meses ele é classificado com um animal de boa qualidade.

 

Quais são os critérios de avaliação,classificação e tipificação de carcaças?

Qual a importância do sistema internacionais de classificação e tipificação de carcaças bovinas?

Qual a importância da utilização da ultrassonografia para avaliação de carcaças bovinas?

 

 

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Avaliação e Tipificação de Carcaças de Bovinos

 

 

Bovinos

Bovinos de Corte

Cursos

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.