Lesões ocorrentes nos cascos das vacas leiteiras

Dentre os danos causados à produção por problemas de cascos em vacas leiteiras, além de comprometer as condições corporais temos, a redução na produção de leite e também de carne, aumento de mastite em consequência de maior permanência deitadas, interferência na reprodução já que os animais não apresentam cio e demoram mais tempo para emprenhar.

As lesões que acometem os cascos das vacas são classificadas de acordo com a causa, podendo ser de origem nutricional, infecciosa, ambiental e genética, podem ser causadas por apenas um fator ou pela associação de dois ou mais fatores.

Para tratar as infecções nos casco é necessário saber as causas, uma vez que, tratar somente as consequências trazem grandes prejuízos ao produtor.

Uma das maneiras de resolver os problemas de casco é fazer o casqueamento ou pedilúvio. No casqueamento é necessário casquear todas as vacas no início do período seco, ou seja, ao serem desmamadas. Já o pedilúvio tem de função de remover o material irritante entre as unhas, com a limpeza e desinfecção dos cascos, a fim de fortalecer os tecidos envolventes.

 

Quais são aspectos gerais do Casqueamento e sua importância econômica?

Quais são as técnicas básicas de casqueamento?

Shop Veterinário:Conheça nossos produtos para casqueamento.

 

Fonte: Emater

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Casqueamento Preventivo em Bovinos

Casqueamento preventivo em bovinos

 

Bovinos

Bovinos de Leite

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.