Cães de pastoreio

Os cães fazem parte do nosso cotidiano, usando seus instintos ancestrais de caça são amplamente utilizados no pastoreio de rebanhos. Várias raças foram desenvolvidas para atuar no trabalho com o rebanho, como o Colli, o Pastor de Sheatland, o Old English Sheep dog e o Pastor Alemão.

As raças de destaque como excelentes cães de trabalho são o Border Collie (BC) no trabalho com ovelhas quanto com bois. E o Australian Cattle Dog (ACD), que é chamado também de Blue Heeler ou Red Heeler, de acordo com a variedade, e que é especialista no trabalho com rebanhos bovinos. A eficiência destas raças está diretamente ligada à conservação do instinto de pastoreio de seus antepassados, ou seja, os lobos.

O treinamento se inicia aos doze meses, o treinador deve fazer a parceria com o cão, para que ele trabalhe para o homem. O animal que trabalha com pastoreio não deve receber o adestramento básico de obediência tradicional. O adestramento consiste em colocar "comando" nos movimentos naturais dos cães para que, sob a ordem do condutor o cão leve o rebanho ao lugar desejado, não importando se empurrando ou trazendo.

Os movimentos básicos que são ensinados ao cão são: cercar o rebanho; deitar; parar; andar; morder. O cão e o condutor devem ser treinados para que executem corretamente os movimentos durante o trabalho.

Os cães de pastoreio são bons e baratos na implementação agrícola, é o funcionário que não falta ao serviço, não tem férias, não tem encargos sociais, não reclama e ainda ama o patrão.

 

Qual a origem e história dos cães de pastoreio?

Quais os métodos de treinamento mais usados?

 Quando iniciar o trabalho com o rebanho no redondel?

 

Fonte: Dog Time

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Iniciação para Treinamento de Cães Pastoreios

Iniciacao para treinamento de caes pastoreios

Áreas

Artigos

Destaques

Notícias

Pastagens

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.