Inseminação Artificial (IA) garante melhoramento genético em rebanhos bovinos

Técnicas de manejo, como o melhoramento genético em rebanhos bovinos, baseado na seleção de indivíduos com maior desenvolvimento de peso, rendimento de carcaça, produção leiteira, maior capacidade de conversão alimentar e precocidade, possibilita o aumento da produtividade de carne e leite.

A eficiente multiplicação de animais superiores proporciona maior retorno econômico da atividade. No entanto, a multiplicação e a distribuição desse material genético só são possíveis com manejo adequado e sem comprometimento da eficiência reprodutiva do rebanho. Para isso, os técnicos e criadores devem priorizar a quantidade de bezerros nascidos por ano, porque isso exerce um maior impacto na rentabilidade do produtor.

Uma das principais técnicas de melhoramento genético é a inseminação artificial (IA), que tem reconhecimento mundial e demonstrou ser uma viável técnica econômica, que pode acelerar o ganho genético dos bovinos.

A IA, em países de clima tropical, permite a utilização de sêmen proveniente de touros Bos taurus para cruzamento industrial, os quais possuem dificuldade de adaptação ao clima e ao manejo das propriedades. No entanto, falhas na detecção de cio, anestro pós-parto e puberdade tardia são os principais fatores que limitam o emprego desta biotecnologia. As vantagens da utilização da IA são: a padronização do rebanho, o controle de doenças sexualmente transmissíveis, a ordenação do trabalho na fazenda, a diminuição do custo de reposição de touros etc., e, principalmente, o processo de melhoramento genético e a obtenção de animais com maior potencial de produção e reprodução, que a técnica torna possível.

A IA apresenta ainda, como vantagem, a melhoria decorrente do cruzamento entre raças que, no Brasil, geralmente consiste na utilização de sêmen de touros europeus provados em vacas zebuínas de rebanho comercial. Além disso, Atualmente, existem diversos programas de melhoramento genético, tanto em Bos indicus quanto em Bos taurus. Tais melhoramentos possibilitam identificar indivíduos superiores para utilização em larga escala em programas de IA.

 

Fonte: Blog Reprodução de Bovinos

Adaptação: Revista Veterinária  

 

Inseminação como ferramenta no melhoramento genético. Saiba mais.

Quais as vantagens da IATF em bovinos?

Requisitos para a Implantação de um programa de IATF. Confira.      

 

Curso de  Inseminação Artificial e Estratégias de IATF em Bovinos 

IA e IATF2

Bovinos

Destaques

Notícias

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.