Coccidiose: Doença Aviária

aves A coccidiose é uma doença aviária que deve ser tratada com medicamentos à base de sulfas, vitaminas A e K, com a orientação do médico veterinário. A doença é causada por protozoário, que ataca e destrói as células que compõem as paredes do aparelho digestivo. Existindo várias espécies que se diferenciam pela região que se localizam no intestino. Tem grande mortalidade em pintos de duas a seis semanas.

A transmissão se dá de ave para ave, através da ingestão de alimentos e água contaminados, cama de aviário ou qualquer outro material que contenha os coccídios, por isso é necessário ter os cuidados na criação, manejo e instalações mantendo a cama do aviário sem umidade, desinfetando as paredes e pisos com produtos à base de amônia quaternária.

Os animais contaminados pela doença apresentam tristeza, perda de peso e apetite; diarreia escura ou sanguinolenta; anemia e palidez; asas caídas e posição característica de pinguim;as aves tendem a aglomerar-se; morbidade elevada (várias aves adoecem); mortalidade súbita e alta (algumas espécies de coccídios).

Para evitar a infestação da doença por todo o plantel é recomendável queimar e enterrar as aves mortas.

 

Deseja ser um profissional capacitado na área de avicultura? Saiba Mais.

Como realizar o manejo de frangos de corte?

Como alcançar o sucesso da produção de frangos de corte?

 

Fonte: Agronegócio Avicultura

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça os Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte

planejamento e producao de frango de corte

Aves

Destaques

Notícias

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.